CPLP alerta para duplicação da fome no mundo em tempo de pandemia

Internacional

Domingos Pinto – Lisboa

É uma mensagem de alerta e solidariedade do embaixador Francisco Ribeiro Teles, secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


O diplomata português começa por lembrar que esta data assinala, este ano, uma grande preocupação com o agravamento da crise alimentar já sentida nos contextos mais vulneráveis, exponenciada pelo atual contexto mundial de pandemia da Covid-19.

O Secretário Executivo da CPLP reafirma as principais recomendações que têm sido emitidas pelas agências nas Nações Unidas e pelo seu Secretário Geral, que admitem que a pandemia pode levar à duplicação do número de pessoas que passa fome no mundo.

 Nesse contexto, o Secretário Executivo sublinha o trabalho realizado pela CPLP, em parceria com a FAO, na promoção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis.

A CPLP tem vindo desde 2011, com a aprovação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN–CPLP), a conceder ao tema uma prioridade política, realizando reuniões do seu Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN – CPLP) - órgão de governação que reúne múltiplos atores -, à margem das Conferências de Chefes de Estado e de Governo.

Desde esse ano, a Organização Internacional tem mantido uma participação regular nas reuniões do Comité Mundial de Segurança Alimentar, que reúnem a cada ano por ocasião do Dia Mundial da Alimentação e que constitui palco de debate para absorver orientação para modelos a seguir e como local onde partilhar importantes conquistas realizadas a nível regional no domínio da Segurança Alimentar e Nutrição.

Categorias