CPLP alerta para duplicação da fome no mundo em tempo de pandemia

Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles evocou Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) com uma mensagem para a lusofonia.
19/10/2020 08:10
2 minutos de leitura
CPLP alerta para duplicação da fome no mundo em tempo de pandemia

Domingos Pinto – Lisboa

É uma mensagem de alerta e solidariedade do embaixador Francisco Ribeiro Teles, secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O diplomata português começa por lembrar que esta data assinala, este ano, uma grande preocupação com o agravamento da crise alimentar já sentida nos contextos mais vulneráveis, exponenciada pelo atual contexto mundial de pandemia da Covid-19.

O Secretário Executivo da CPLP reafirma as principais recomendações que têm sido emitidas pelas agências nas Nações Unidas e pelo seu Secretário Geral, que admitem que a pandemia pode levar à duplicação do número de pessoas que passa fome no mundo.

 Nesse contexto, o Secretário Executivo sublinha o trabalho realizado pela CPLP, em parceria com a FAO, na promoção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis.

A CPLP tem vindo desde 2011, com a aprovação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN–CPLP), a conceder ao tema uma prioridade política, realizando reuniões do seu Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN – CPLP) - órgão de governação que reúne múltiplos atores -, à margem das Conferências de Chefes de Estado e de Governo.

Desde esse ano, a Organização Internacional tem mantido uma participação regular nas reuniões do Comité Mundial de Segurança Alimentar, que reúnem a cada ano por ocasião do Dia Mundial da Alimentação e que constitui palco de debate para absorver orientação para modelos a seguir e como local onde partilhar importantes conquistas realizadas a nível regional no domínio da Segurança Alimentar e Nutrição.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt