A missão interpela todo batizado, chamado a dar uma resposta concreta

Na sexta-feira (16) foi presentado no Vaticano, o Dia Missionário Mundial, centrado no tema "Eis-me aqui, envia-me", que será celebrado no domingo, 18 de outubro. Entre os palestrantes estavam Dom Protase Rugambwa, Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos e Dom Giampietro Dal Toso, Presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM)
17/10/2020 09:10
5 minutos de leitura
A missão interpela todo batizado, chamado a dar uma resposta concreta

Vatican News

Celebra-se, neste terceiro domingo de outubro (18/10), mês das Missões, o ”Dia Mundial das Missões”. Para a ocasião, o Santo Padre enviou uma Mensagem, intitulada “Eis-me aqui, envia-me”, apresentada nesta sexta-feira (16/10), na Sala de Imprensa da Santa Sé, pelo Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, Dom Protase Rugambwa. A apresentar a Mensagem do Papa, Dom Protase afirmou que “a missão interpela cada um de nós e exige uma resposta concreta, sobretudo diante da atual situação causada pela pandemia da Covid-19”. Neste contexto, o Santo Padre afirma que “o chamado à missão é um convite a sairmos de nós mesmos, por amor a Deus e ao próximo, e se apresenta como oportunidade para compartilhar, servir e interceder”.

Disponíveis para ser enviados pelo Senhor

Neste sentido, o Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos recordou que “cada um de nós é convidado a levar o amor de Deus a todos, especialmente aos mais necessitados. Desta forma, podemos cumprir a vontade de Deus e agir segundo o plano de salvação divino”. Em seu pronunciamento, Dom Protase convidou “a escutar a voz do Espírito Santo e a deixar-se guiar por esta força, segura e capaz, porque todos nós recebemos, como dom, a força do Espírito Santo em nosso Batismo”. Por este motivo, somos chamados a ser protagonistas da Missão no mundo, respondendo a Deus, com determinação, “Eis-me aqui, envia-me”. O Secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos explicou ainda que “a missão abrange e transforma todos os setores e âmbitos da vida, para salvar a humanidade e a criação: família, trabalho, escola, política, meio ambiente”. Logo, todos nós devemos "responder ao chamado de Deus, de maneira livre e consciente, sempre disponíveis para ser enviados pelo Senhor".

Pontifícias Obras Missionárias

Por sua vez, o Presidente das Pontifícias Obras Missionárias (POM), o arcebispo Giampietro dal Toso, recordou que a coleta do próximo domingo “Dia Mundial das Missões”, será em prol dos projetos das POM e do fundo criado, em nome do Santo Padre, para ajudar as Igrejas locais, sobretudo neste período de pandemia. Dom Giampietro dal Toso explicou que, "até agora, foram aprovados e financiados 250 projetos, por um total de 1.299.700 dólares" e advertiu que "muitos subsídios têm sido enviados para as dioceses e seus sacerdotes, comunidades religiosas ou escolas católicas e famílias particularmente indigentes e provadas”. Entre tais projetos assistenciais das PAM são: um convento de monjas de clausura no Marrocos; apoio às famílias cristãs no Bangladesh; diversas emissoras de rádio e televisão na África, para a transmissão das catequeses e celebrações litúrgicas. Tais projetos, concluiu Dom Toso, “são simples, mas permitem compreender o nosso trabalho em favor de tantas realidades ocultas e esquecidas. Tudo isso torna a nossa presença e ajuda ainda mais necessária”.

(VNS/ACI/FIDES)

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: batizado