Frade descobre que carregava na cruz de seu terço relíquias de três famosos santos

16/10/2020 13:10
4 minutos de leitura
Frade descobre que carregava na cruz de seu terço relíquias de três famosos santos

Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra um jovem frade dominicano contando a descoberta das relíquias de três santos dominicanos muito famosos dentro do crucifixo de seu terço.

No vídeo, publicado originalmente em 7 de agosto de 2018 no Twitter, mas que se tornou viral nos últimos dias, um frade dominicano conta como obteve o crucifixo de seu terço e como percebeu que continha essas três valiosas relíquias.

O religioso disse que encontrou o crucifixo "em uma caixa de peças de troca para terços". Explicou que "essas coisas existem na Ordem dos Pregadores", à qual ele pertence, e disse que colocou o crucifixo em seu terço e, desde então, começou a usá-lo.

“Decidi que seria bom ter um lindo crucifixo como este. Usei por muitos meses e, um dia, caiu no chão", assinalou.

Para surpresa do jovem frade, o crucifixo se abriu com o impacto no chão, qualidade que pareceu ser de seu agrado. "Eu pensei: 'Ei, ganhei um crucifixo que abre'", disse.

No entanto, o crucifixo não só podia ser aberto, mas dentro dele encontrou três “relíquias de primeira classe de São Domingos, Santo Tomás de Aquino e São Vicente Ferrer. Fiz uma documentação para elas”, assinalou.

No vídeo, o frade pode ser visto abrindo o crucifixo e mostrando aos espectadores as três relíquias com inscrições dos santos dominicanos que gozam de amplo reconhecimento na Igreja Católica.

Lê-se o nome de São Domingos de Gusmão (1170-1221), fundador da Ordem dos Pregadores (Dominicanos). Além disso, é conhecido por ser aquele a quem a Virgem Maria deu o Santo Rosário, ensinou-o a rezar e o encorajou a difundir sua devoção.

Também se pode ler o nome de Santo Tomás de Aquino (1225-1274), sacerdote dominicano reconhecido como doutor da Igreja Católica; e São Vicente Ferrer (1350-1419), sacerdote dominicano conhecido por alcançar grandes frutos espirituais durante suas pregações em massa na Europa.

Para dar credibilidade ao achado, o religioso abriu a parte posterior do crucifixo e mostrou um selo de cera vermelha. “No verso você pode encontrar um selo de cera indicando a autenticidade disso. Então, é incrível”, concluiu.

Desde antes da era cristã esse tipo de selo representava a validade de documentos emitidos por pessoas ilustres; ao longo do tempo, essa prática também foi adotada pela Igreja Católica.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Tags: Frade