Carlo Acutis: Fiéis poderão venerar seu corpo por mais dias

15/10/2020 13:10
5 minutos de leitura
Carlo Acutis: Fiéis poderão venerar seu corpo por mais dias

O corpo do Beato Carlo Acutis permanecerá visível para a veneração dos fiéis até 19 de outubro.

A Diocese de Assis informou em um comunicado que estenderá o período de veneração no Santuário do Despojamento para permitir aos numerosos fiéis devotos do Beato Carlo venerar seus restos mortais também durante o próximo fim de semana.

Desta forma, o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino celebrará a Missa marcada para o sábado, dia 17 de outubro, às 10h30, com a participação de representantes diocesanos, mas ao final da Eucaristia o túmulo não será fechado.

O fechamento do túmulo acontecerá na segunda-feira, 19 de outubro, após o Angelus, informou a Diocese de Assis.

O período de veneração teve início em 1º de outubro e o horário atual de abertura da igreja é das 10h às 19h.

O Beato Carlo, chamado de ciberapóstolo da Eucaristia, faleceu aos 15 anos em 2006 devido a uma leucemia.

Com a abertura de seu túmulo em Assis, foram divulgadas imagens do corpo do adolescente, vestido com calça jeans e camiseta, e com um terço nas mãos.

O estado em que seus restos mortais foram conservados fez com que muitas pessoas afirmassem nas redes sociais que se tratava de um corpo incorrupto.

No entanto, em declarações recentes à ACI Prensa / EWTN, o reitor do Santuário do Despojamento, em Assis, Pe. Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, explicou que o corpo de Acutis “está muito completo, não intacto, mas completo. Conserva todos os órgãos”.

Indicou que “já fizeram trabalhos sobre o rosto, mas é bonito que pela primeira vez na história será possível ver um santo vestido de calça jeans, tênis e moletom. Isso é uma grande mensagem”. “Podemos sentir sua santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos porque o Senhor é o Senhor de todos”, expressou.

Por sua vez, o postulador da causa de beatificação de Carlo Acutis, Nicola Gori, explicou em entrevista à ACI Stampa – agência em italiano do Grupo ACI – que “que vemos não é o rosto real do jovem, mas uma máscara de silicone bem feita que desperta admiração e reflexão”.

Nicola Gori reconheceu que “certamente, deram muita atenção ao corpo de Carlo e ao seu estado de conservação”, e confirmou que “não podemos falar de incorruptibilidade, mas o que vemos é verdadeiramente Carlo nos seus restos mortais que, com a sua presença, liberta esse desejo de olhar para Cristo que foi o verdadeiro amigo da sua vida”.

Nesse sentido, Gori destacou o interesse que houve “em abrir o túmulo e expor os restos mortais para a veneração dos fiéis”, acrescentando que “a imagem de Carlo que parece dormir em paz fala a todos nós muito mais do que mil palavras”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Fonte: http://www.acidigital.com
Tags: Carlo Acutis