Bispos da Amazônia peruana refletem e atualizam "Fratelli tutti" e "Laudato si'"

Uma semana após a publicação da nova Encíclica do Papa Francisco, o Centro Amazônico de Antropologia e Aplicação Prática realizou uma iniciativa interessante: os bispos da Amazônia peruana realizaram um evento público virtual para analisar o novo texto do Papa “a partir de uma perspectiva amazônica”. Cada um dos bispos refletiu e analisou um capítulo do documento, buscando contextualizá-lo em sua própria situação pastoral e social
14/10/2020 13:10
5 minutos de leitura
Bispos da Amazônia peruana refletem e atualizam

Vatican News

“O texto da nova Encíclica Fratelli Tutti se integra perfeitamente com a Laudato si’ (2015), em que se lança ao mundo inteiro um apelo a cuidar da Casa Comum; agora o Papa nos chama para viver em fraternidade, a cultivar a amizade social no mundo. Num mundo sem fronteiras onde o centro é construir um mundo melhor e mais justo.”

Com este espírito, uma semana após a publicação da Encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, o Centro Amazônico de Antropologia e Aplicação Prática (CAAAP) realizou uma iniciativa interessante.

Fratelli tutti a partir de uma perspectiva amazônica

Os Bispos da Amazônia peruana realizaram um evento público virtual para analisar o novo texto do Papa “a partir de uma perspectiva amazônica”. Para este fim, notou-se a coincidência de que a “Fratelli tutti” tem oito capítulos, número igual ao dos bispos na floresta peruana: assim sendo, cada um dos bispos assumiu a tarefa de refletir e analisar um capítulo do texto, buscando atualizá-lo em sua própria situação pastoral e social.

Através da abordagem online, o prelados compartilharam este interessante trabalho enquanto, através da conexão digital, era possível viajar virtualmente por toda a floresta peruana, de norte a sul da Amazônia peruana.

Contribuição dos prelados

O bispo do Vicariato Apostólico de San José do Amazonas, dom José Javier Travieso,  ausente por motivos de saúde, enviou sua reflexão sobre o primeiro capítulo de Fratelli tutti, que foi partilhada pelo responsável pelo Vicariato Apostólico de Yurimaguas, Mons. Jesús María Aristín.

Em seguida, o administrador diocesano do Vicariato Apostólico de Iquitos, Mons. Miguel Fuertes, missionário agostiniano com mais de 30 anos de experiência na Amazônia do norte do Peru, comentou o segundo capítulo.

O bispo do Vicariato Apostólico de Requena, dom Juan Bautista Oliver, deu sua contribuição com base no terceiro capítulo da encíclica, enquanto o Administrador Apostólico do Vicariato Apostólico de Yurimaguas, Mons. Jesús María Aristín, que será consagrado bispo dessa mesma área em dezembro próximo, tratou do quarto capítulo.

O bispo do Vicariato Apostólico de Jaén, dom Alfredo Vizcarra, coordenador da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Peru, concentrou-se na análise do quinto capítulo de “Fratelli tutti”. O bispo do Vicariato Apostólico de San Ramón e missionário franciscano há mais de quarenta anos com os povos indígenas da floresta central do Peru, dom Gerardo Zerdín, abordou o sexto capítulo.

Francisco “nos convida a criar caminhos de paz”

Da capital do departamento de Ucayali, o bispo do Vicariato Apostólico de Pucallpa, dom Martín Quijano, S.D.B., concentrou sua intervenção no sétimo capítulo. O missionário salesiano disse que Francisco “nos convida a criar caminhos de paz para curar nosso mundo e nossa sociedade feridos”.

O comentário do oitavo capítulo e o encerramento do evento, que reuniu, graças à web, os bispos da floresta amazônica de seus diferentes lugares de missão, foram feitos pelo bispo do Vicariato Apostólico de Puerto Maldonado, dom David Martínez de Aguirre.

(Fides)

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt