Bispo de Fátima elogia “exemplo cívico” de peregrinos diante de limitações no Santuário

13/10/2020 17:10
5 minutos de leitura
Bispo de Fátima elogia “exemplo cívico” de peregrinos diante de limitações no Santuário

Neste dia 13 de outubro, o Santuário de Fátima, em Portugal, celebrou sua última Peregrinação Internacional Aniversária do ano, com um cenário muito distinto dos anos anteriores, com a presença de cerca de 4 mil peregrinos, devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

Como forma de evitar a propagação do coronavírus, o Santuário precisou adotar medidas adicionais de segurança nesta Peregrinação Aniversária de outubro, limitando a presença de 6 mil pessoas no Recinto de Oração.

Em sua mensagem aos peregrinos ao final da Peregrinação nesta terça-feira, o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, classificou como “espetáculo de beleza e exemplo cívico, de fé cristã e de amor ao próximo” a presença dos que estiveram física e espiritualmente na Cova da Iria.

“Parabéns pelo vosso testemunho forte da vossa fé. A devoção filial a Nossa Senhora e o fervor da vossa oração enchem todo este Recinto, com o calor do vosso amor a Deus e aos irmãos”, expressou.

Esta Peregrinação Aniversária recorda a aparição da Virgem Maria aos pastorinhos de Fátima em 13 de outubro de 1917, quando aconteceu o milagre do sol.

Conforme indica o Santuário de Fátima, o Cardeal Marto evocou o “sinal belo” da última aparição que foi a visão que os pastorinhos tiveram de Nosso Senhor abençoando o mundo. Assim, destacou a Mensagem de Nossa Senhora como portadora da bênção e da paz para o mundo.

“É uma bênção para levar ao nosso mundo, com a compaixão, a ternura, o carinho, o cuidado de uns pelos outros e, sobretudo, pelos mais frágeis e necessitados”, indicou.

O Purpurado ainda lembrou todos os doentes e vítimas de Covid-19, bem como seus familiares, pelos quais rezou uma Ave Maria.

Uma atitude necessária e responsável

A Peregrinação Internacional Aniversária deste mês de outubro no Santuário de Fátima foi presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas, que ressaltou que as limitações no Santuário é uma “atitude necessária e responsável” frente à pandemia.

"Todos sabemos que essa forma mais atenta e cuidada provém de uma atitude necessária e responsável perante os condicionalismos da pandemia que veio alterar radicalmente toda a vida da humanidade, sobretudo nos modos de relacionamento entre as pessoas”, afirmou o Prelado.

“Trazemos a este santuário as dores nossas e da humanidade, pedindo luz e força para vencermos esta pandemia”, acrescentou.

Na noite de segunda-feira, durante a Vigília, Dom Ornelas desafiou os cristãos a superar esta crise de forma a que todos “possam sair beneficiados, numa humanidade mais solidária e mais fraterna”.

O Prelado declarou que “é possível e é necessário que nós colaboremos para que, desta travessia do deserto da pandemia, possa nascer uma humanidade que habite uma terra que seja casa comum, que seja terra para todos”.

“Não permitamos que os mais débeis fiquem esquecidos nas suas dificuldades. Cresçamos na solidariedade, na criatividade, na busca de caminhos novos para um mundo novo, com os muitos problemas e oportunidades que temos diante. Se assim fizermos, guiados pelo Espírito do Senhor e imitando as atitudes da Mãe Maria, sairemos desta crise com mais vida e possibilidade de enfrentar os desafios que o futuro nos apresenta”, expressou.

Fonte: http://www.acidigital.com