Inundações no Vietnã: Caritas convida à oração e à doação para quem perdeu tudo

A temporada de chuvas no país já fez 28 vítimas fatais e deixou 46 mil pessoas desabrigadas, segundo balanço parcial até agora. Cidades inteiras ficaram submersas depois do forte temporal do final de semana e uma série de inundações nesta segunda-feira (12). A Caritas local convida os católicos a rezar pela população do Vietnã e também a fazer doações para quem perdeu tudo.
13/10/2020 10:10
3 minutos de leitura
Inundações no Vietnã: Caritas convida à oração e à doação para quem perdeu tudo

Andressa Collet - Vatican News

Ventos fortes, chuvas e inundações são registradas há quase uma semana no Vietnã. Cidades inteiras da região central do país ficaram submersas depois do forte temporal do final de semana e uma série de inundações registradas na segunda-feira (12). Até o fechamento desta reportagem nesta terça-feira (12), o balanço parcial era de 28 vítimas fatais, 12 pessoas desaparecidas e 46 mil que perderam as casas. A Caritas local convida os católicos a rezar pela população do Vietnã e também a fazer doações para quem perdeu tudo.

Segundo a Autoridade de Gestão de Desastres do Vietnã, como reporta a agência de notícias UCA News, mais de 130 mil casas foram destruídas ou inundadas pela água, 8 mil hectares de plantações e pisciculturas foram danificados e 156 mil bovinos e aves morreram.

O apoio da Caritas e dos bispos

A Caritas está tentando ajudar aqueles que perderam entes queridos e as próprias propriedades após as enchentes. Dom Thomas Vu Dinh Hieu, responsável pela seção local da Caritas, e o arcebispo Joseph Nguyen Chi Linh, presidente da Conferência Episcopal do Vietnã, convidaram os católicos vietnamitas de todo o mundo para rezar e enviar doações àqueles que perderam tudo, para ajudá-los a superar as dificuldades.

Em mensagem divulgada nesta segunda-feira (12), os bispos afirmam que, “num espírito de solidariedade, gostaríamos de compartilhar com vocês a dor das perdas de vocês e rezar ao Deus da Misericórdia para que acolha os mortos e console aqueles que perderam os seus queridos parentes".

As previsões para a semana

O Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica prevê que a situação deve se agravar durante a semana com a chegada de uma outra tempestade tropical, a Nangka, que trará novas chuvas torrenciais na mesma região. Nangka será a sétima tempestade a atingir o país neste ano de 2020.

Durante a estação mais chuvosa, que vai de junho a novembro, o Vietnã costuma enfrentar condições climáticas devastadoras que atingem, em especial, as províncias do centro e da costa do país. Somente no ano passado, mais de 130 vietnamitas morreram durante a temporada de chuvas.

Vatican News Service - AP

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt