Caminhos para uma reforma "missionária" da Igreja, segundo convite de Francisco

A revista dos missionários xaverianos "Missione Oggi" (Missão Hoje) promove este sábado no norte da Itália uma Conferência sobre a reforma da Igreja em chave missionária: tema que o Papa Francisco tem trazido para o centro do debate eclesial desde o início de seu Pontificado, ao impulsionar uma Igreja permanentemente em estado de saída missionária
10/10/2020 09:10
2 minutos de leitura
Caminhos para uma reforma

Vatican News

Este sábado, 10 de outubro, vai se realizar em Brescia, no norte da Itália, a Conferência de “Missione Oggi” (Missão Hoje) – a revista dos missionários xaverianos – sobre a reforma da Igreja em chave missionária, que a eleição do Papa Bergoglio trouxe para o centro do debate eclesial.

A Conferência tem sua abertura com o discurso de introdução do diretor da revista “Missione Oggi”, Mario Menin, seguido pela explanação de Franco Ferrari sobre a figura reformadora de Francesco.

O sonho de Francisco de uma Igreja missionária

Em seguida, o teólogo da Faculdade Teológica de Turim e ex-presidente da ATI (Associação Teológica Italiana), Roberto Repole, tomará a palavra e refletirá sobre o sonho de Francesco de uma Igreja missionária.

As atividades da manhã se concluem com um Fórum de discussão. À tarde, o reinício dos trabalhos, com a teóloga de Florença Serena Noceti, do Instituto Superior de Ciências Religiosas da Toscana, que refletirá sobre a reforma a partir das mulheres: “Mulheres, ministérios e reforma da Igreja”.

A reforma a partir do Sul do mundo

As atividades prosseguirão com os discursos de Mauro Castagnaro, jornalista especialista em América Latina, sobre “A reforma a partir do Sul do mundo”, e do arcebispo de Lucca, centro-norte da Itália, dom Paolo Giulietti, sobre “Tentativas de reforma missionária numa Igreja local / Minha experiência como Bispo”.

As conclusões serão feitas pela missionária de Maria-Xaveriana no México e psicóloga, Virginia Isingrini, e pelo professor de filosofia na Faculdade Teológica de Emilia Romagna em Bolonha e pároco em Modena, padre Paolo Boschini.

(Fides)

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt