África. Suazilândia: em tempos de Covid, evangelizar com criatividade

“Com a pandemia, a Igreja, chamada a sair, de repente se viu pregando: fique em casa”, diz o bispo de Manzini, no Reino da Suazilândia, dom Ponce de León. “Logo, porém, percebemos que a Covid-19 poderia mudar o contexto em que estávamos vivendo, mas não o nosso chamado a anunciar o Evangelho. Permanecemos ‘batizados e enviados’ e assim todos nos levantamos e dissemos: Eis-nos aqui, Senhor, envie-nos, de novas formas, criativos”, enfatiza
09/10/2020 09:10
4 minutos de leitura
África. Suazilândia: em tempos de Covid, evangelizar com criatividade

Vatican News

“Quando, há um ano, o Papa Francisco convidou a Igreja a celebrar um Mês Missionário Extraordinário, acolhemos com alegria este convite no Reino da Suazilândia e decidimos estendê-lo por todo o ano.”

É o que afirma à Fides – agência missionária da Congregação para a Evangelização dos Povos –, o bispo de Manzini, na Suazilândia, pequeno país do sul da África, dom José Luis Ponce de León IMC. Esse impulso missionário não parou nem mesmo durante a pandemia e hoje, diz o prelado, se renova com a aproximação do Dia Mundial das Missões, 18 de outubro.

Pandemia não muda o chamado a anunciar o Evangelho

“Com a pandemia, a Igreja, chamada a sair, de repente se viu pregando: fique em casa”, enfatiza o bispo. Em seguida, acrescenta: “Logo, porém, percebemos que a Covid-19 poderia mudar o contexto em que estávamos vivendo, mas não o nosso chamado a anunciar o Evangelho. Permanecemos ‘batizados e enviados’ e assim todos nos levantamos e dissemos: Eis-nos aqui, Senhor, envie-nos, de novas formas, criativos”.

Atividades criativas de apostolado

Dom Ponce de León enumera algumas atividades criativas de apostolado que foram iniciadas: ao formar um pequeno coro, membros das associações e sacerdotes se disponibilizaram para as celebrações dominicais no YouTube; os jovens iniciaram campanhas de conscientização sobre o coronavírus nas áreas rurais, entre as mais vulneráveis do país; os enfermeiros se disponibilizaram nas várias paróquias para liderar ou apoiar essas equipes; um grupo de leigos e sacerdotes começou a oferecer pequenos podcasts radiofônicos diários de oração e reflexão com base nas leituras do dia e mais de mil pessoas se registraram no WhatsApp para recebê-los.

Dom Ponce de León conclui: “Além disso, através do rádio estivemos próximos das famílias para que a mensagem do governo sobre a emergência chegasse também a elas, e as crianças pudessem continuar estudando de casa mesmo”.

Iniciativas de solidariedade

“Somos ativos com iniciativas de solidariedade, entregando equipamentos de proteção individual (EPI), pacotes de alimentos para aqueles que correm o risco de passar fome e abastecimento de água em áreas onde a chuva é escassa.”

Fervoroso testemunho de fé de um leigo ancião

Nesta situação, um fervoroso testemunho de fé é dado por James McBride, um leigo católico, casado há 54 anos com Anne; 3 filhos e 3 netos, há 35 anos envolvido no ensino do Catecismo: James continua mantendo contato com os jovens de todas as maneiras possíveis para alimentar o relacionamento diário deles com Deus.

(Fides)

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: África