Gabão. Abertura da Porta Santa nas Catedrais vai assinalar retoma das Missas com os fiéis

O “Rito de Abertura da Porta Santa” em todas as Catedrais nacionais vai assinalar, no domingo 25 de outubro, o regresso às Missas com a participação do povo no Gabão, após o encerramento forçado iniciado em março, devido à pandemia de Covid-19 – anunciou no domingo 4 de outubro a Conferência Episcopal do Gabão (CEG), num comunicado divulgado no final da Assembleia Plenária extraordinária.
07/10/2020 09:10
4 minutos de leitura
Gabão. Abertura da Porta Santa nas Catedrais vai assinalar retoma das Missas com os fiéis

Cidade do Vaticano

«Depois de um encerramento tão longo por uma causa justa - escrevem os bispos – é oportuno reabrir as igrejas com um rito especial, precedido por um momento de jejum, oração e esmola», para «implorar a misericórdia de Deus para a nossa nação e todos os seus habitantes". No comunicado, os prelados dão graças a Deus “por ter poupado o País da alta taxa de mortalidade de outras nações, pela quais e com as quais continuamos a rezar”.

No Gabão, de facto, a Covid-19 registou, sim, mais de 8 mil casos positivos, mas neste momento os mortos não passaram dos 54. “Devemos aprender a conviver com as doenças - acrescenta a CEG - especialmente com o coronavírus, e exortamos aos que estão no poder a agir para o bem comum”.

Reconhecendo, em seguida, "a grande paciência e perseverança" dos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e fiéis leigos, demonstradas no desafio contra a pandemia, os bispos convidam "o povo de Deus no Gabão a permanecer fiel, firme e constante" : «Não vos deixeis roubar a esperança que recebestes ao escutar o Evangelho proclamado por cada criatura da terra», lê-se no comunicado.

Ao mesmo tempo, a CEG esclarece que “a reabertura das igrejas não será um acto de 'magia' que vai resolver todos os problemas que existiam antes da emergência sanitária e que agora até aumentaram, como os relacionados com o desemprego, a saúde, a educação, a segurança e a pobreza". Daí o apelo a “reforçar os actos de caridade e as experiências de solidariedade”, indo além da simples “assistência”, para antes iniciar “um processo de conversão radical, na busca constante da vontade de Deus”.

Um outro apelo é dirigido aos fiéis para que não se deixem "enganar por quaisquer tipos de doutrinas diferentes ou estrangeiras que corrompem os hábitos e as estruturas nacionais": "Rejeitai aquilo que é contrário à nossa fé - recomendam os prelados - especialmente o adultério, o incesto, o aborto, a pedofilia, a corrupção, a feitiçaria e os crimes rituais”.

Finalmente, olhando para o mês de outubro, dedicado às missões e ao Rosário, os bispos convidam todos os fiéis a recitar a oração mariana por excelência "todos os dias, sozinhos, em família ou na comunidade". “Peçamos à Virgem Maria – lê-se no fim do comunicado – que interceda por nós, para que o nosso País seja livre do mal e todos os seus filhos vivam em paz, segundo a vontade de Deus”.

Fonte: http://www.vaticannews.va/pt
Tags: Gabão