Mãe de Carlo Acutis conta por que o filho quis ser enterrado em Assis

O jovem apóstolo da Eucaristia foi sepultado e será beatificado na terra de São Francisco, o santo que ele achava "difícil demais de imitar"
07/10/2020 08:10
3 minutos de leitura
Mãe de Carlo Acutis conta por que o filho quis ser enterrado em Assis

Sepultado e beatificado na terra de São Francisco! Neste sábado, 10 de outubro, o Papa Francisco vai beatificar o jovem italiano Carlo Acutis, “ciberapóstolo da Eucaristia”. Carlo partiu desta vida em 2006, vítima de leucemia, aos 15 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no cemitério de Assis, a cidade natal de São Francisco e o cenário da Missa de Beatificação.

Mas cabe uma pergunta. Por que em Assis? Afinal, Carlo nem era de lá!

Quem explica é a mãe dele, Antonia Salzano:

“O Carlo tinha uma grande devoção por São Francisco, o santo eucarístico, o santo da comunidade, o santo cristológico. Ele dizia que queria ser santo, mas não como São Francisco, porque São Francisco era difícil demais de imitar”.

Mas o vínculo do jovem não era apenas com o santo: era, também, com Assis. Antonia, de fato, prossegue:

“Era por causa do vínculo especial que ele tinha com São Francisco. O Carlo trazia Assis no coração. Ele dizia que a cidade onde mais se sentia feliz era Assis, porque lá se respirava algo especial, que não se respirava em outras cidades. Ele gostava de ir à Porciúncula, porque tinha essa grande devoção, e, com frequência, também à Basílica de São Francisco”.

Sepultado e beatificado na terra de São Francisco!

Não admira, portanto, que o jovem apóstolo eucarístico desejasse que o seu corpo ficasse enterrado em Assis. A mãe do futuro beato comenta:

“Tínhamos túmulos de família, tínhamos vários. Mas o Carlo gostou da ideia de ser enterrado em Assis. Eu perguntei o que ele achava de comprarmos um túmulo em Assis e ser sepultado nele. E o Carlo me disse que ficaria muito feliz, que achava essa ideia muito bonita. Eu interpretei isso como um testamento”.

E Antonia complementa:


“Nós tínhamos uma casa em Assis. E essa casa nos permitia, como proprietários de um imóvel, adquirir um espaço no cemitério de Assis. Era um lugar muito bonito, porque de lá dá para contemplar o vale e a Basílica de São Francisco”.

Carlo não somente foi sepultado em Assis: além disso, é em Assis que ele também será declarado beato.

Fonte: https://pt.aleteia.org
Tags: Carlo Acutis