África do Sul. No Dia Mundial dos Migrantes seminário debate direitos dos deslocados

O Gabinete de Migrantes e Refugiados da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC) realizou um webinar na quinta-feira 01 de outubro para analisar a Migração, Pessoas Deslocadas Internamente e Refugiados.
05/10/2020 14:10
4 minutos de leitura
África do Sul. No Dia Mundial dos Migrantes seminário debate direitos dos deslocados

Sheila Pires - Radio Veritas, Joanesburgo, África do Sul

Entre os cinquenta e cinco participantes no seminário encontravam-se o Bispo Jan de Groef, da Diocese de Belém; o Bispo Auxiliar Sylvester David, da Arquidiocese da Cidade do Cabo; a Secretária-Geral Adjunto da SACBC, Irmã Tshifhiwa Munzhedzi OP; o Coordenador para África da Secção Migrantes e Refugiados da Sant Sé, o Pe. Avelino Chico S. J; o director do IMBISA, Pe. Dumisani Vilakati; o responsável da Caritas África do Sul, Pe. Patrick Rakeketsi CSS, que facilitou o webinar, incluindo representantes arqui-diocesanos da pastoral dos Migrantes e Refugiados, Caritas África do Sul, Botswana, Eswatini e Namíbia.

O webinar intitulado '106° Dia Mundial do Migrante e do Refugiado ' centrou-se nos deslocados internos (IDPs), promovendo os direitos dos deslocados à força, a dignidade humana, e a Encíclica Laudato Sì do Papa Francisco.

O orador convidado especial no seminário web e Coordenador para Africa da Secção de Migrantes e Refugiados da Santa Sé, fez uma análise aprofundada sobre as pessoas deslocadas internamente em todo o mundo. O Pe. Avelino Chico SJ também destacou alguns dos factores comuns que levam os africanos a deslocarem-se à força, tais como desastres naturais, conflitos, programas de desenvolvimento (construções), barreiras étnicas e acesso à propriedade de terras.

Outro orador no webinar foi o Pe. Rampe Hlobo SJ, que deu uma "Visão Geral da Doutrina Social Católica (Compreender a Mensagem do Papa para o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado)". O Pe. Hlobo SJ lembrou aos participantes de considerarem os quatro verbos: Acolher, Proteger, Promover e Integrar, bem como os Ensinamentos Sociais Católicos.

Também presentes no webinar foram representantes da Companhia de Jesus da África do Sul, representantes do Gabinete de Ligação Parlamentar SACBC (CPLO), representantes do Instituto Scalabrini para a Mobilidade Humana em África (SIHMA), as Irmãs Scalabrinianas do Bienvenu Shelter e de Ressano Garcia, Moçambique, assim como representantes do Projecto Three2Six e do JRS.

Durante o webinar representantes diocesanos manifestaram preocupação sobre o aumento de crianças apátridas devido a pais indocumentados que levam as crianças a perder a educação, e também a hostilidade dos habitantes locais para com os migrantes e refugiados,o elevado número de pessoas desempregadas devido ao impacto do encerramento por COVID-19 na economia. A maioria das crianças migrantes não puderam registar-se para o próximo ano lectivo devido ao encerramento por COVID-19. Apesar dos desafios, a maioria das dioceses foi capaz de ajudar tanto os locais como os migrantes e refugiados com necessidades básicas durante o encerramento devido à pandemia da COVID-19.

Segundo o Padre Avelino Chico SJ, a Santa Sé, em colaboração com o Presidente do SACBC, o Bispo Sithembele Sipuka, e o Bispo de ligação do SACBC para os Migrantes e Refugiados, Arcebispo Buti Thlagale, e outros prelados africanos, realizará uma Reunião de Consulta online no dia 19 de outubro sobre as novas Directrizes Pastorais para a Crise e Deslocação Climática, que serão publicadas em 2021.

A SACBC celebrou o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado no domingo 04 de outubro.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt