Antonia Salzano: meu filho, Carlo Acutis, o ponto de partida para a fé

Nesta quinta-feira, o corpo do jovem será exposto no Santuário da Espoliação de Assis, onde em 10 de outubro será realizada a cerimônia de beatificação na Basílica superior de São Francisco. Em vista do evento, a mamãe do jovem reitera a mensagem que partirá da cidade da Paz
30/09/2020 15:09
6 minutos de leitura
Antonia Salzano: meu filho, Carlo Acutis, o ponto de partida para a fé

Eugenio Bonanata - Cidade do Vaticano

Assis prepara-se para a beatificação do Venerável Carlo Acutis, a ser realizada em 10 de outubro na Basílica superior de São Francisco. Um percurso preparatório que terá início na manhã desta quinta-feira, 30, com a exposição do corpo do jovem dentro do Santuário do Despojamento, onde ficará visível até 17 de outubro. A abertura do túmulo representa o primeiro ato de um itinerário mais amplo que inclui um rico calendário de eventos para reconstituir a jornada espiritual do jovem de 15 anos, falecido em 2006 de leucemia.

Santidade é para todos

“O corpo de Carlo - recorda sua mãe, Antonia Salzano - foi encontrado intacto, depois foi tratado e agora será exposto. São tantos os jovens e fiéis que esperam por este contato”. A veneração do jovem já atingiu todos os cantos do planeta.

“Ele será beatificado - acrescenta - porém a santidade é algo que diz respeito a todos nós (...). O seu exemplo, é um ponto de partida para quem deseja colocar o Evangelho no centro da sua vida”.

A presença do Senhor

Para Antonia Salzano, a mensagem que vem de Assis nestes dias é clara. “É uma mensagem eucarística que diz que o Senhor está entre nós. Portanto, é necessário viver constantemente esta presença de Deus”.

Carlos fez isso: experimentou tudo isso também graças à sua particular veneração a São Francisco de Assis. Mas o fato de ser nosso contemporâneo, o seu interesse pela Internet, a sua atenção às questões do quotidiano, demonstram mais uma vez que hoje cada um de nós pode verdadeiramente aspirar à santidade”.

A expectativa

São muitos os pedidos para participar do evento do dia 10 de outubro e para isso se está trabalhando muito. “Há muitas pessoas que gostariam de vir”, confirma Antonia Salzano. “Infelizmente, com a Covid, muitos que vêm de países como Estados Unidos, América Latina e Austrália estão bloqueados. No entanto - sublinha - asseguramos que será possível acompanhar a celebração pela Internet e algumas televisões”.

"Minha estrada para o Céu" 

Uma figura que chama a atenção

Carlo é uma figura que chama a atenção. Uma fé profundamente arraigada no hoje, uma mensagem que chega clara aos jovens, graças a uma linguagem arejada e viva. Assim, muitas iniciativas nasceram em torno dele, como uma vídeo-reportagem feita pela Officina della Comunicazione e a Telepace, em colaboração com a VatiVision, a plataforma digital para a divulgação de conteúdos audiovisuais de inspiração cristã, entre as quais “Minha estrada para o céu", sobre a biografia de Carlo, e "Segni", sobre a exposição sobre os Milagres Eucarísticos por ele idealizada.

O influencer cristão

“A atenção da mídia é surpreendente”, diz Antonia Salzano. “Muitos jornais, inclusive seculares, como o Times e a BBC, se interessaram por Carlo. Acho que isso decorre do fato de que ele fala com os tempos de hoje e pelo fato de que a Igreja proponha alguém ligado à internet e às redes sociais”.

Tanto é verdade que alguém o chamou de "o influencer de Deus". Para um uso consciente das novas tecnologias, o Papa o mencionou na Christus Vivit, a Exortação Apostólica conclusiva do Sínodo Extraordinário dos Jovens de 2018, dedicando-lhe um capítulo inteiro.

“Pensamos que o Papa o tem no coração - conclui a mãe - mas quem sabe se no dia 3 de outubro em Assis terá um pensamento especial para Carlo?”

Sepultura de Carlo Acutis no Santuário do Despojamento

Sepultura de Carlo Acutis no Santuário do Despojamento

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt