Nova Zelândia realizará o primeiro referendo nacional sobre eutanásia

Vinte e um líderes religiosos condenam a "Lei de Escolha do Fim da Vida", que eles dizem não proteger adequadamente os vulneráveis
30/09/2020 15:09
4 minutos de leitura
Nova Zelândia realizará o primeiro referendo nacional sobre eutanásia

Vinte e um líderes religiosos na Nova Zelândia assinaram uma declaração conjunta se opondo a um referendo de 17 de outubro que poderá legalizar a eutanásia no país.

Dessa forma, a Nova Zelândia é o primeiro país a colocar a legalização da eutanásia em votação como referendo. A Lei do Fim da Vida legalizaria a eutanásia para aqueles que têm uma doença terminal com perspectiva de menos de seis meses de vida.

Os signatários da declaração, que incluem o cardeal John Dew, arcebispo católico de Wellington, dizem que a Lei de Escolha do Fim da Vida da Nova Zelândia prejudicaria os mais vulneráveis, “os idosos e frágeis, os pobres, as minorias culturais e as pessoas com deficiência .”

Cuidados

De acordo com a declaração, a Lei de Escolha do Fim da Vida não protege adequadamente os indivíduos da possibilidade de coação.

Observando que as leis da Nova Zelândia já permitem “bons cuidados de fim de vida”, incluindo a interrupção do tratamento, ordens de “não ressuscitar” e diretrizes de cuidados avançados, a declaração condenou o ato por não ter salvaguardas suficientes.

Assim, a declaração enfoca os riscos e perigos da Lei, que incluem:

  • As pessoas serão capazes de acessar uma morte assistida sem sentir qualquer dor física.
  • Os pacientes não são obrigados a consultar membros da família ou qualquer outra pessoa significativa antes de providenciar sua morte assistida.
  • Não há menção a diagnóstico de depressão, o que pesquisas mostram que pode influenciar a decisão de uma pessoa de acabar com sua vida.
  • Não há período de espera – “uma pessoa pode estar morta 4 dias após o diagnóstico”.

Além de sua falta de salvaguardas, a lei, dizem os líderes religiosos, colocaria os vulneráveis em perigo, ao tornar a eutanásia parecer uma prática aceitável e ética.

“Também estamos preocupados com a normalização da prática do suicídio assistido e da eutanásia com o tempo. Isso pode levar a uma ampliação dos critérios de elegibilidade vistos no exterior”, diz o comunicado.

Doutrina católica

Nesse sentido, em uma carta de 22 de setembro, Samaritanus bonus, a Congregação para a Doutrina da Fé respondeu àqueles que afirmam que encerrar a vida de uma pessoa que sofre é uma forma de compaixão.

“Para não sofrer é melhor morrer: é a eutanásia assim chamada ‘compassiva’. Seria compassivo ajudar o paciente a morrer através da eutanásia ou do suicídio assistido. Na realidade, a compaixão humana não consiste em provocar a morte, mas em acolher o doente, em dar-lhe suporte nas dificuldades, em oferecer-lhe afeto, atenção e os meios para aliviar o sofrimento.”


Fonte: https://pt.aleteia.org/