Igreja celebra hoje são Timóteo e são Tito, discípulos de são Paulo apóstolo

26/01/2023 10:01
2 minutos de leitura
Igreja celebra hoje são Timóteo e são Tito, discípulos de são Paulo apóstolo

 São Timóteo e são Tito foram discípulos de são Paulo, presidiram as comunidades cristãs da ilha de Éfeso e de Creta, respectivamente. Do mesmo modo, a eles foram dirigidas três cartas atribuídas a são Paulo. A festa de ambos é celebrada hoje (26), dia seguinte à festa da conversão do apóstolo dos gentios.

São Timóteo nasceu em Listra, filho de pai pagão e de mãe judia-cristã. No Novo Testamento, aparece como discípulos mais próximo a são Paulo, com quem realizou várias viagens.

O apóstolo o nomeou bispo de Éfeso e lhe escreveu duas cartas para orientá-lo na direção de suas comunidades: Primeira e Segunda Carta a Timóteo. Algumas de suas relíquias repousam na Itália desde 1239 na catedral de Termoli, procedentes de Constantinopla.

São Tito aparece nas cartas de são Paulo, a quem acompanhou ao Concílio de Jerusalém. Depois de pregar em várias cidades, são Paulo o consagrou bispo da ilha de Creta.

“Certa é esta doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem por se aperfeiçoar na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens”, recomendou são Paulo a Tito (Tt 3,8)

Fonte: https://www.acidigital.com/
Tags: