8 maneiras de honrar a Imaculada Conceição

Na Festa da Imaculada Conceição, aqui estão várias maneiras de renovar sua devoção à Virgem Maria
08/12/2022 11:12
8 minutos de leitura
8 maneiras de honrar a Imaculada Conceição

“Eu sou a Imaculada Conceição”. Foi assim que a Virgem Maria se apresentou a Bernadette Soubirous, na gruta de Lourdes, em 1858. Alguns anos antes, o Papa Pio IX havia proclamado o dogma da Imaculada Conceição (1854). Esta realidade também havia sido confirmada por outra aparição da Virgem Maria, onde ela se apresentou como “concebida sem pecado”. Isto foi em 1830, na Rue du Bac, em Paris. Entretanto, já nos primeiros séculos do cristianismo, muitos santos e Padres da Igreja afirmaram que Jesus Cristo só poderia ter nascido de um ventre perfeito, preservado de toda a impureza: o ventre de uma Virgem.

Aqui estão 8 maneiras de honrar a santidade e a pureza de Maria nesta festa de sua Imaculada Conceição.

1USE SEUS TALENTOS

Eis algumas maneiras originais de homenagear Maria Imaculada: decorar sua casa com cores marianas, dedicar-lhe um quadro ou uma escultura para aqueles que se sentem artistas, compor uma canção ou uma bela peça de música para aqueles que têm talentos musicais. Quaisquer que sejam seus talentos, o mais importante é deixar sua imaginação correr livre para honrar a Santíssima Virgem!

2DECORAR SUA CASA

Limpar e decorar sua casa também pode ser uma bela maneira de homenagear Maria Imaculada. De fato, ela nos permite, à sua imagem, buscar humildade nas pequenas tarefas diárias, e oferecê-las a ela como atos de amor. Por que não decorar também sua casa com a pureza de Nossa Senhora em mente, colocando uma mesa com uma toalha branca, colocando uma bela vela branca no centro da mesa ou um buquê de rosas brancas perto de uma imagem ou estátua da Virgem? Todas são formas de honrar a Imaculada Conceição!

3CANTANDO À VIRGEM MARIA

Para honrar a mãe de Jesus facilmente, por que não criar uma compilação de suas canções marianas favoritas para ouvir em casa, em seu trajeto para o trabalho ou para incorporar em sua oração familiar. Para hinos clássicos, você pode cantar Ave Maris Stella, uma canção amada por Maria, já que ela disse em 1350 a Santa Bridget da Suécia (co-padroeira da Europa): “Todos os dias, […] cantemos o hino Ave Maris Stella e eu te ajudarei em todos os teus problemas e em todas as tuas necessidades”.

4TER UM CORAÇÃO, ALMA E MENTE PUROS

Que melhor maneira de purificar o coração do que ir à confissão? A festa da Imaculada Conceição é uma oportunidade de procurar ter um coração puro, à imagem da Virgem. É também uma oportunidade para nos perguntarmos: o que estou olhando, o que estou ouvindo, o que estou lendo? Rodear-nos de autêntica beleza e nutrição intelectual é uma excelente maneira de nos tornarmos verdadeiros templos do Espírito Santo. Na escola de São Paulo, que este dia seja também uma oportunidade para se afastar dos vícios e buscar as virtudes (Fil 4,8): “Meus irmãos, tudo o que é verdadeiro e nobre, tudo o que é justo e puro, tudo o que é digno de amor e honra, tudo o que é chamado de virtude e merece louvor, todas estas coisas sejam tidas em conta”.

5HONRAR, DIFUNDIR E USAR A MEDALHA MILAGROSA

“Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta é a invocação que pode ser lida na Medalha Milagrosa. Em 1830, a Virgem Maria havia perguntado a Santa Catarina Labouré: “Faca cunhar uma medalha, conforme este modelo”. Aqueles que a usam com confiança receberão grandes graças. A festa da Imaculada Conceição é uma excelente oportunidade para renovar nossa devoção à Medalha Milagrosa e para oferecê-la à família, amigos e parentes. Muitas bênçãos estão ligadas a esta medalha!

6CONSAGRAR-SE À MARIA VIRGEM

Para estarmos ainda mais próximos de Maria, por que não nos consagrarmos a ela? Este passo nos permite modelar nossa alma segundo ela. E com uma alma à imagem da Virgem, como não agradar a seu filho Jesus? Para descobrir toda a profundidade e grandeza espiritual desta consagração, nada melhor do que ler o Tratado sobre a Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem de São Luís Maria Grignion de Montfort. Mais simplesmente, pode-se rezar esta consagração escrita pelo santo, sozinho ou com a família:

Eu te escolho hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, por minha Mãe e minha Rainha. Eu te entrego e consagro, com toda submissão e amor, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e, também, o valor de minhas boas ações passadas, presentes e futuras. Concedo-te inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção segundo tua boa vontade, para maior graça de Deus. Amém

7COLOCAR VELAS NAS JANELAS

Seguindo a tradição de Lyon, por que não colocar velas nas janelas? Em 1643, durante uma epidemia de peste, o povo de Lyon implorou à Virgem que protegesse sua cidade. Lyon foi poupada. Desde então, os habitantes prestam homenagem a Maria todos os anos por quase quatro séculos. Em 1852, o impulso “Merci Marie” foi instituído em 8 de dezembro, a festa da Imaculada Conceição. A partir de então, foram colocadas velas nas janelas das casas. Esta foi uma forma de expressar a confiança na Virgem Maria.

Fonte: https://pt.aleteia.org/
Tags: