Ser homem segundo o coração de Deus

Aprenda a sintonizar-se naquilo que é a vontade de Deus para a sua vida
12/08/2022 09:08
6 minutos de leitura
Ser homem segundo o coração de Deus

Por conta do país, da religião, da cultura, da família, da mídia e da sociedade como um todo, crianças do sexo masculino crescem com a ideia de que precisam ser homens fortes e devem assumir riscos. 

Esse contexto é capaz de gerar benefícios na vida adulta, como: sucesso profissional, autoestima, status social, entre outros. Em contrapartida, essa ideia de que o homem precisa ser uma fortaleza, também traz problemas físicos, mentais e comportamentais.  Os padrões impostos pela sociedade resultam em diversos problemas para os homens.

Para toda ação existe uma reação. Esse não é um paradigma somente da Física, mas uma lei bíblica (Gálatas 6,7) que acompanha todos os nossos atos. 

Seja qual for o tipo de ação que tivermos, isso irá repercutir de alguma forma em nossa vida. As atitudes humanas revelam o caráter e geram consequências, mesmo que o resultado não seja o mais esperado. 

A Bíblia diz que:

  • se conhece uma árvore pelos seus frutos (Lucas 6,44)
  • as más ações procedem do coração humano (Mateus 15,19)
  • teremos que prestar contas a Deus daquilo que fizermos (Hebreus 4,13)


Erros e consequências

Todos os pecados, sejam grandes ou pequenos, têm consequências e punições consoantes a sua gravidade. E a pior dessas consequências é a separação de Deus, a morte eterna.  De forma generalizada, a Bíblia nos diz que o salário do pecado é a morte, mas Deus oferece gratuitamente a vida eterna em Jesus (Romanos 6,23). 

As consequências dos erros são diferentes e algumas, bastante graves, podem levar à morte (1 João 5,16-17).  Desde o princípio, com a entrada do pecado no mundo, o homem tornou-se inclinado a pecar, obtendo por isso o pagamento pela sua má conduta. 

Abandonar a Deus, transgredir as suas Leis e viver ao seu próprio modo (inconsequente) são algumas das piores decisões do ser humano. 

Por outro lado, as boas atitudes podem ser reflexo de um coração regenerado por Deus. Quando permitimos que o Senhor governe as nossas vidas, Ele transforma o nosso interior e consequentemente as nossas atitudes passam a ser melhoradas também. 

A Bíblia diz que os filhos de Deus foram feitos para as boas obras (Efésios 2,10), por isso com Jesus podemos rejeitar a inclinação para o mal e buscar fazer coisas boas. 


Você reconhece que fez e faz coisas erradas? 

Arque com as consequências daquilo que já fez. Arrependa-se e peça perdão a Deus. Ele lhe ama e é fiel para perdoar (1 João 1,9).  As nossas más atitudes são sinal de um coração manchado que precisa de Deus. 

Com a ajuda do Senhor, buscando orientação na Bíblia, você alcançará um coração transformado e uma mente renovada (Romanos 12,2), que o impulsionarão a fazer a vontade de Deus. Só assim você poderá agir melhor e ter boas consequências na vida. Dê agora mesmo esse passo e busque ter novas e valiosas atitudes com Deus.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá  Gálatas 6,7.

Você, homem, sintonize-se naquilo que é a vontade de Deus para a sua vida – FAZER A OBRA DE DEUS – “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (Neemias 6, 3).


Esforços que agradam a Deus

Não é tão simples começar e perseverar, mas é plenamente possível!

Os servos que agradam a Deus fazem o que lhes foi proposto, com prioridade, zelo, esmero e esforço, COM ALEGRIA, ORGULHO, HONRADEZ, sabendo que essa obra é grandiosa e merece toda nossa prioridade. 

Por isso convidamos você a iniciar conosco uma caminhada de oração especial para os homens para que, por meio da fé, alcançemos a vida eterna em Cristo. Clique aqui para se inscrever no retiro: Seja homem segundo o coração de Deus.

Henrique Santos Filho, fundador da Comunidade Anuncia-me, pelo Hozana



Fonte: https://pt.aleteia.org/
Tags: