3º Encontro Laicato Verbita (BRS) 2024 é realizado em Cascavel

02/08/2024 08:08
3 minutos de leitura
3º Encontro Laicato Verbita (BRS) 2024 é realizado em Cascavel

Entre os dias 26 e 28 de junho, aconteceu na paróquia Santo Antônio em Cascavel, o 3º Encontro Laicato Verbita (BRS) 2024. Estavam presentes mais ou menos 80 pessoas. Os encontros acontecem a cada dois anos e tem o objetivo de fortalecer os laços entre os membros, criando assim uma comunidade de apoio mútuo. Foram aprofundados os assuntos como – a formação Espiritual, a Missão e a Evangelização, a solidariedade, Ação Social e planejamentos futuros. 

O Laicato Verbita é formado por leigos e leigas missionários da Congregação do Verbo Divino da Província Brasil Sul. Nessa província os Verbitas atuam nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná. O Provincial atual é o padre Paulus k. Tolang, Svd.

O Laicato Verbita, ou leigos (a) verbitas, referem-se aos leigos, que colaboram com os missionários verbitas e participam das atividades missionários e se aprofundam no carisma da Congregação do Verbo Divino (SVD). A congregação do Verbo Divino, fundada pelo Santo Arnaldo Janssen, no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, Holanda. Hoje a congregação se atua nos mais de 78 países do mundo. Aqui no Brasil, já está presente desde 1895 e nessa região de Tolédo Cascavel desde quando os imigrantes chegaram, os relatos apontam para os anos de 1946 quando foram rezadas as primeiras missas. O Pe Antônio Patuí Svd acompanhou os imigrantes ajudando nas suas necessidades espirituais. Muitos leigos ajudaram e se sentiram mais perto desses missionários e a sua espiritualidade. Os leigos verbitas são comprometidos com a missão da congregação, que inclui a evangelização através da propagação da Palavra de Deus, trabalhos de justiça e paz, comunicação e o trabalho missionário.

O movimento busca integrar os leigos não somente no carisma e na espiritualidade da congregação, mas também, introduzi-los na missão da Igreja, promovendo a formação espiritual e a vivência de valores cristãos na vida cotidiana. Os leigos verbitas geralmente participam de atividades sociais, educacionais e missionárias, contribuindo para a divulgação do Evangelho e a promoção da justiça social.



Redação: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Cascavel com apoio pároco Pe. Ronald Lobo, SVD e vigário Pe. Filipus Tulus, SVD

Tags: