DO CHAMADO AO ENVIO: IDE!

11/07/2024 08:07
6 minutos de leitura
DO CHAMADO AO ENVIO: IDE!

O Evangelho deste fim de semana, 15º Domingo do Tempo Comum, começa dizendo: “Naquele tempo, Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois”. Já nesta palavra está contida uma notícia importante: “Começou a enviá-los”. É o início do envio dos apóstolos. Até agora, era somente Ele, Jesus, que anunciava o Reino. Os discípulos apenas O seguiam, escutavam e aprendiam. Agora, eles são enviados. Se até então o verbo que Jesus usava com frequência em relação aos discípulos era “Venha a mim”, agora é “IDE”. Do chamado, passa-se ao envio. É um anúncio do futuro solene envio dos apóstolos, quando Jesus ordena que eles deverão ir ao mundo inteiro e pregar o Evangelho a todas as criaturas. A quem é dirigido este envio de Jesus? Geralmente, pensa-se que foi dirigido aos apóstolos e hoje aos seus sacerdotes: o Papa, os Bispos e os Padres. Muitos acreditam que essa é uma missão exclusiva dessas pessoas. Mas pensar dessa forma é um erro. É verdade que Jesus deu ordens e poder aos apóstolos e os enviou; mas não os enviou sozinhos. Eles devem ser os guias, os animadores dos outros, na missão.

            Após este envio dos apóstolos, Jesus designou outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois diante de si aos lugares e cidades que Ele mesmo deveria ir. Estes setenta e dois eram todos aqueles que estavam dispostos a servir a Jesus, colocando-se à sua disposição. Jesus, portanto, envia todos os seus discípulos; Ele precisava de todos. Os leigos são a energia do cristianismo. Devem contagiar as pessoas para que todos possam difundir no mundo a Luz benéfica do Evangelho.

            Agora vejamos como devemos evangelizar: O Evangelho utiliza apenas uma palavra para dizer o que os apóstolos, enviados por Jesus, devem pregar às pessoas (conversão), enquanto usa muitas palavras para dizer como devem anunciar. Não insiste tanto sobre o que se deve dizer, mas sim sobre o que eles devem ser para anunciar Cristo. A esse respeito, um ensinamento importante está contido no fato de que Jesus os envia sempre de dois a dois. Por que Ele faz isso? Por que envia dois a dois? Envia dois a dois, dizia São Gregório Magno, para ensinar-lhes a caridade, pois onde há menos de duas pessoas não pode haver caridade. O primeiro testemunho que eles devem dar é o do amor recíproco: “Assim todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

            O amor é de Deus, nos dizem as Escrituras; onde existe um pouco que seja de amor, ali Deus está. Ele é anunciado. Vimos até aqui que todos devemos evangelizar (não somente os padres) e como evangelizar (com amor e também com palavras). Vejamos, por último, uma palavra sobre onde se deve evangelizar: quais são hoje os lugares onde Cristo envia os leigos? Para muitos, talvez esses lugares sejam distantes (outros países); porém, alguns lugares estão muito próximos de nós. Podem ser os lugares onde você trabalha, nossas famílias, nossos vizinhos, nossos amigos. Se para nós é difícil anunciar como os primeiros cristãos, os apóstolos, os mártires; se não temos habilidade para falar ou não temos a devida formação teológica, comecemos pelos nossos lares, pelos lugares onde moramos e digamos que Jesus morreu por todos nós. Eis aí um modo eficaz de sermos anunciadores do Reino de Deus no mundo em que vivemos!

            Muitas vezes, criticamos nossos irmãos separados pelo fato de não pertencerem à mesma religião que a nossa; mas eles dão um grande exemplo que deveria ser seguido pelos católicos: eles não têm vergonha nem preguiça e vão de porta em porta anunciando a Palavra de Deus. Será que não podemos aprender com eles?


Padre Lianor Moreschi

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: