Paróquias da Arquidiocese de Cascavel se preparam para Corpus Christi

29/05/2024 08:05
6 minutos de leitura
Paróquias da Arquidiocese de Cascavel se preparam para Corpus Christi

A manhã de quinta-feira, 30 de maio, promete ser um dia ensolarado e gelado, com mínima na casa dos 9ºC, na cidade de Cascavel (PR). Porém, o frio não tem sido empecilho para que as paróquias, pastorais e movimentos, estejam animados para a concretização do tapete de Corpus Christi que após quase 10 anos, volta a ser um elemento de destaque na procissão. 

Para dar conta de todos os detalhes, as últimas duas semanas têm sido de intensificação dos trabalhos nas comunidades. 

Em Cascavel, o tapete com quase 2 km foi dividido em 65 equipes, com medidas que variam de 13 a 100 metros, de acordo com o tamanho da paróquia, pastoral ou movimento.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 55 metros de tapete estão sendo confeccionados. O fim de semana foi de coloração da serragem e escolha dos desenhos. “É um desafio, pois são muitas coisas para se pensar e antecipar para que tudo esteja lindo no dia. Deus colocou pessoas muito abençoadas em nossa comunidade que toparam o desafio. O tapete é bem grande, mas fizemos uma divisão em 10 equipes e todos aceitaram prontamente. Eu estou muito feliz e ansioso com o resultado”, afirma Rodrigo da Silva, fiel responsável pela organização geral do tapete. 

A Catedral Nossa Senhora Aparecida e a paróquia Santo Antônio ficaram responsáveis pela maior metragem de tapete. Ao todo, cada comunidade irá confeccionar 100 metros. Segundo Denise Gelinski, coordenadora da Pascom da paróquia Santo Antônio, essa é uma oportunidade de amar ainda mais a Deus. “‘A confecção do tapete não é uma penitência ou pagamento de promessa e sim uma manifestação do povo de Espírito a Deus’, essa é uma fala do professor Felipe Aquino, e que neste momento, atuando na confecção do tapete, faz total sentido em meu coração. Devemos dar nosso máximo a Ele. Amá-lo sem medidas.”


PROCISSÃO

Na Arquidiocese de Cascavel, assim como nos anos anteriores, haverá uma grande procissão com o Santíssimo Sacramento exposto. Neste ano, o evento traz como reflexão: "Fraternidade e Amizade Social", propondo como gesto concreto a doação de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, a serem enviados às vítimas da tragédia registrada no Estado do Rio Grande do Sul e também para atender a Cáritas Arquidiocesana. 

A Santa Missa tem início às 15h na Paróquia Santo Antônio, e após segue em procissão até a Catedral. 

Ao longo do trajeto, estão previstas quatro paradas para contemplação do Santíssimo exposto e também meditação dos temas propostos. Ao fim, em frente a Catedral, será realizada a benção solene para todos os fiéis participantes. 


SOBRE CORPUS CHRISTI

A solenidade de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após a Quinta-feira Santa, ou seja, após a Instituição da Eucaristia. Este é um dia que deve ser vivido com profundidade, pois é voltado para a oração e contemplação. 

Neste dia, os fiéis católicos celebram o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.  Essa data foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Durante a Festa de Corpus Christi as ruas são ornamentadas para que por ela se passe a procissão com o Santíssimo Sacramento. Essa procissão nos lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino em busca da Terra prometida. Antes o povo peregrino que caminhava no deserto era alimentado com o Maná. Hoje, graças a Instituição da Eucaristia, o povo é alimentado pelo próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: