MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA ARQUIDIOCESE DE CASCAVEL - por dom José Mário Scalon Angonese

Arquidiocese

Querido e amado povo de Deus da Arquidiocese de Cascavel:

 É com humildade que me dirijo a vocês como animador de um projeto instaurado por Jesus Cristo, o Projeto do Reino de Deus, que se inicia neste mundo e se projeta para a eternidade. Chego até vocês para servir, ouvir e trabalhar em prol da Vida Plena e eterna para todos.

Juntos, no método sinodal, vamos construir um futuro melhor baseado no mandamento maior do amor. Contem comigo como alguém que estará ao lado de vocês para construir e fortalecer comunidades. Juntos devemos colaborar na construção do Reino de Deus. E é nas comunidades que teremos êxito nesse percurso de discipulado a Jesus Cristo. Devemos segui-lo não apenas pela adesão a sinais sagrados, ainda que importantes e necessários.

Seguir Jesus é um modo de ser e viver, é um projeto de vida com uma escala própria de valores. Como nos ensinam os textos litúrgicos, viver entre as coisas que passam, mas abraçar as que não passam. Nossa Igreja tem dois mil anos, e, se procurarmos defeitos, vamos encontrá-los, porque somos humanos, mas se procurarmos virtudes também as encontraremos e em número muito maior. Quantos santos na história destes dois mil anos!

Que bênçãos neste momento da história termos um Papa Francisco, que bênção termos uma CNBB! São elos de unidade da nossa amada Igreja. As Diretrizes da CNBB para a evangelização no Brasil nos apresentam quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Quero caminhar com vocês na vivência destes quatro sinais da nossa evangelização: a Palavra indica o caminho para a vivência cristã e animação bíblica da vida e da pastoral; o pilar do Pão, a liturgia e a espiritualidade. O pilar da caridade, aponta o serviço à vida plena; e o pilar da ação missionária, o estado permanente de missão. Igreja em saída, como nos sinaliza o Papa Francisco.

Quantos sinais divinos já existem entre vocês? Nossa missão, com os ministros ordenados, padres e diáconos, e todas as lideranças religiosas e leigas, é dar continuidade, em vista da perfeição. Que nosso amado Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, abençoe nossa Missão e nossa Igreja.

Rezem por mim!

Categorias