Jovens da Arquidiocese de Cascavel vão ao encontro do Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023

Ao todo, 28 jovens da Arquidiocese de Cascavel participaram da Jornada Mundial da Juventude que aconteceu entre os dias 01 e 06 de agosto
01/09/2023 08:09
5 minutos de leitura
Jovens da Arquidiocese de Cascavel vão ao encontro do Papa Francisco na JMJ Lisboa 2023

Em um único coro, quase 2 milhões de jovens foram ao encontro do Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal. Representando o Brasil, mais de 10 mil jovens participantes, sendo estes, 28 da Arquidiocese de Cascavel. 


“Todos vão ouvir a nossa voz, levantamos os braços, há pressa no ar. Jesus vive e não nos deixa sós: não mais deixamos de amar”. A música “Há Pressa no Ar”, hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, foi inspirada no tema da JMJ [«Maria clamou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39)] e desenvolve-se em torno do 'sim' de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica.


Assim como o canto traz o destaque para a frase “há pressa no ar”, entre os jovens que foram para a Jornada Mundial da Juventude estão os seminaristas diocesanos Marcelo Luiz Dalmagro, Leonardo Pastore e Henrick Passos (respectivamente foto abaixo), que decidiram pela ida a JMJ faltando menos de um mês para o grande encontro. A participação foi possível graças ao apoio da comunidade e familiares.  


“A experiência da JMJ foi marcante. Às vezes existe o discurso de que a juventude não quer mais a Igreja, que a juventude está morrendo, mas existe um grupo que confirma essa fé e dá testemunho. É um grande alento de esperança”, completou o seminarista Marcelo.


Durante os seis dias da Jornada uma programação repleta de atrações foi oferecida aos participantes, entre as atividades, foram realizadas catequeses, que segundo Marcelo teve como destaque a “Espiritualidade encarnada”. De acordo com ele, as orações eram externas para “viver, falar e discutir as misérias e problemas humanos, e neste sentido olhar para a pessoa de Jesus Cristo, e entender que ele é a solução para todas essas coisas”, finalizou. 


Padre Jorge Lindner, único padre representando a Arquidiocese de Cascavel, acompanhou um grupo de 16 jovens do Caminho Neo-catecumenal arquidiocesano, até Lisboa. Segundo ele, “a JMJ é a maior expressão da força dos jovens católicos do mundo inteiro”. Ele destaca que o “evento representa a diversidade de dons, carismas e ministérios em unidade com o sucessor de Pedro, o Papa. 2013 no Rio e dez anos depois, nessa de Lisboa”, finalizou. 


Também estiveram presentes no JMJ Lisboa, a jovem Laisa Kassia, do Espaço Magis Manresa; Irmão Nathan e Irmão Ronaldo - Irmãos Maristas; as jovens Brenda e Bárbara – Colégio Marista; Os jovens Alexandre Lori, Sarah Duarte e Filipe Dalabona, que fazem parte do Reviver.


10 ANOS DE JMJ RIO 

Enquanto acontecia a JMJ Lisboa, em Cascavel, o grupo de peregrinos da Catedral Nossa Senhora Aparecida, que participou do JMJ Rio 2013 comemorou os 10 anos do encontro. Na época, 49 jovens do grupo Jurema - Jovens Reunidos em Maria, participaram da Jornada Mundial com o Papa Francisco no Rio de Janeiro. 


Para comemorar os 10 anos de história, uma Missa foi realizada na Capela da Catedral Metropolitana, no dia 30 de julho, presidida pelo padre Daniel da Silva. As famílias acolhedoras que na época receberam os jovens em seus lares, vieram a Cascavel e participaram da festa. 



Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: