A benção de ser duplamente pais

Foi em referência aos pais de Maria, Santa Ana e São Joaquim, que o Papa Francisco instituiu, em 2021, o ‘dia dos avós’. Paróquia de Anahy celebra Dia da Padroeira.
01/08/2023 09:08
5 minutos de leitura
A benção de ser duplamente pais

A história conta que, quando se casaram, Joaquim e Ana não tiveram filhos durante vinte anos. Naquela época, para os judeus, não ter descendentes era sinal da falta de bênção de Deus. Certo dia, ao levar suas ofertas ao Templo, Joaquim foi repreendido por um homem pelo fato de não ter filhos. Por essa razão, ele não tinha o direito de apresentar as ofertas.

Joaquim ficou transtornado com as palavras do homem e decidiu retirar-se para o deserto. Durante quarenta dias e quarenta noites, ele suplicou a Deus, entre lágrimas e jejuns, que lhe desse descendentes. Ana também passou dias em oração, pedindo a Deus a graça da maternidade. 

Deus ouviu as preces e um anjo apareceu a eles, separadamente, avisando que seriam pais. Portanto, eles já eram idosos quando lhes foi confiada a tarefa de dar ao mundo, conservar e educar a Santa Mãe de Deus. Assim que Maria completou 3 anos, foi levada ao Templo para ser consagrada ao seu serviço, conforme Ana e Joaquim haviam prometido em suas orações. 

A criança foi criada na casa situada perto da piscina de Betzaeda. Ali, no século XII, os Cruzados construíram uma igreja, que ainda existe, dedicada a Ana.

 

Culto aos avós de Jesus

A princípio, apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Porém, em 1969, após o Concílio Vaticano II, os pais de Maria passaram a ser celebrados em uma única data, 26 de julho. 

Mas, em 2021 o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, desde então celebrado anualmente no quarto domingo de julho, próximo à festa de Sant'Ana e São Joaquim.

 

Paróquia de Anahy

A Arquidiocese de Cascavel conta com uma única Igreja dedicada a Santa Ana e São Joaquim, é a Paróquia de Anahy, criada em 31 de janeiro de 2009 e, que no próximo dia 23 irá festejar o dia dos padroeiros. 

O Pároco, Pe. Celso Fernandes Griffo, explicou que a comunidade está preparando uma linda celebração religiosa com benção especial aos avós, para o dia 26 de julho, a qual será precedida de um tríduo com missa, sempre às 19h30.  

Já, a celebração festiva ocorrerá no fim de semana dos dias 29 e 30, com diversas atividades como procissão dos motoqueiros, apresentação de carros antigos, feiras e muita música. No domingo, o dia começa com a celebração religiosa e benção dos carros.   

“A expectativa é muito boa. Em todos os anos anteriores recebemos aqui pessoas das cidades da redondeza, que vem participar conosco, e nesse ano mais uma vez esperamos um público bem representativo”, disse o Pároco, que está na paróquia há 10 anos. Anahy tem 2,8 mil habitantes e, segundo Pe. Griffo, “tem uma comunidade bem participativa”.  

 

História da comunidade

Anahy era distrito de Corbélia e a escolha da padroeira traz romantismo em nome, pois a igreja, que foi construída no início da década de 60, pelos primeiros colonizadores, que tinham grande religiosidade e fé, tinha entre seus líderes Antônio Mazzocatto, o qual se apaixonou pela filha de José Guerra, que era muito religiosa, e, mesmo não se casando com Ana, Antônio em homenagem a ela, atribuiu à padroeira do local o nome de Sant`Ana.

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida