Falar com o coração: 57º Dia Mundial das Comunicações foi celebrado com encontro e missa dos pasconeiros da Arquidiocese

22/05/2023 11:05
7 minutos de leitura
Falar com o coração: 57º Dia Mundial das Comunicações foi celebrado com encontro e missa dos pasconeiros da Arquidiocese

Mais de cinquenta coordenadores das pastorais de comunicação das paróquias se reuniram no auditório da Catedral Nossa Senhora Aparecida, no último dia 21 de maio, para uma tarde de aprendizado e interatividade, que terminou com celebração especial presidida pelo Pe. Diony Alexandre Januário, coordenador Arquidiocesano da Pascom.

Na abertura, palavras de Dom Aparecido Donizeti de Souza serviram de inspiração para o serviço voluntário realizado por cada pasconeiro ali presente. “A comunicação pode construir ou destruir, pode promover a vida, mas também pode ferir, por isso trabalhar na comunicação é tão importante, pois com apenas uma frase podemos promover Deus, a paz e a harmonia”, disse, ao ressaltar a importância da humildade em ouvir e deixar que o Espírito Santo fale em cada um de nós. “Isso é falar com o coração”.

Dom Aparecido também lembrou que nos anos anteriores o Papa Francisco, através do lema do DMCS, clamou ao mundo para olhar, e depois escutar, e neste ano para falar com o coração. “E não temos como falar, sem também escutar com o coração. É esse Dom que se transforma em serviço”, finalizou.

Na sequência Pe. Diony Alexandre Januário fez a oração inicial ressaltando as palavras do Evangelho do dia com o serviço da Pascom: “Fazer discípulos passa pela comunicação”. “Nos reunimos com um interesse, celebrar a fé, e fazer da nossa fé um serviço, divulgando aquilo em que acreditamos”. Pe. Diony também ressaltou que ao longo da vida vamos aprendendo e ensinando a divulgar, por isso importante refletir: “Em qual momento da pastoral estou atendendo o desejo de Deus para nós?”  

 Vitor Pinheiro/Pascom Arquidiocese

Como Comunicar

Na primeira apresentação os pasconeiros tiveram uma visão de tudo o que pode ser divulgado pela Pascom paroquial, de forma que a Igreja local interaja com a comunidade e aproxime as pessoas e entidades, seguindo aqui um outro pedido do Papa Francisco, o de ser uma ‘Igreja em saída’. E é nas mãos da Pastoral de Comunicação que está a maior responsabilidade sobre esse serviço, o de comunicar para aproximar e acolher as pessoas.

“Quando divulgamos as boas ações realizadas pelas paróquias, bem como o trabalho realizado por outras entidades beneficentes, em sua maioria dirigidas por lideranças que participam da paróquia, criamos uma relação de simpatia e proximidade com a comunidade. Assim como, quando propagamos as boas ações e o serviço voluntário realizado pelas lideranças, despertamos o coração de outras pessoas para também colaborar no serviço do Reino de Deus”, disse a jornalista Lurdes Tirelli Guerra, da Pascom Arquidiocesana.

 Vitor Pinheiro/Pascom Arquidiocese

Exemplo de caminhada

Responsável por falar sobre o tema do Ano Mundial das Comunicações, ‘Falar com o Coração, Testemunhando a Verdade no Amor’, Edite Neves, coordenadora da Pascom do Regional Sul 1 e membro do GT de formação da Pascom Brasil, também trouxe orientações sobre a organização e o serviço da pastoral de comunicação.

Ela ressaltou que a Pascom é a pastoral das pastorais, pois abraça todas as outras para caminharem juntas, porém, não é um trabalho que pode ser feito de forma solta e aleatória. “A Pascom local está ligada à arquidiocesana, que está ligada à Regional e essa à Nacional, que por sua vez segue as diretrizes da Comunicação Social do Vaticano”, explicou lembrando que para criar a Pascom paroquial é preciso mostrar ao padre que essa pastoral veio para servir, que trabalha, e não, dá trabalho. E que, para ser pasconeiro é preciso receber a bênção de envio, dada pelo pároco que vai caminhar junto.      

Após sua explanação sobre a temática, Edite fez introdução para a atividade seguinte, as rodas de conversa e partilha, que levaram os participantes a refletir sobre a importância de uma comunicação aberta e acolhedora, para a missão de evangelizar, a partir da mensagem do Papa.

Vitor Pinheiro/Pascom Arquidiocese

Matéria: Jornalista Lurdes Tirelli Guerra/Pascom Arquidiocese |  Fotos: Fotógrafo Vitor Pinheiro/Pascom Arquidiocese

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: