Falar com o coração, por Dom Adelar Baruffi

19/05/2023 12:05
5 minutos de leitura
Falar com o coração, por Dom Adelar Baruffi


Falar com o coração

            “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (Ef 4, 15)”. Este é o tema da LVII Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, no dia 21 de maio de 2023. O Papa nos ensina o que significa viver dizendo, sempre, o que se pensa. Mas, também, proclamar a verdade, que nem sempre está comigo ou contigo, mas ela pode vir de outro lugar. Já pensaram nesta possibilidade? A comunicação nos ajuda a ver isto e ver as inúmeras possibilidades de falar, de tantos modos. Inclusive a de falar bem. 

            Comunicar cordialmente é o grande objetivo desta mensagem. “Comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos lê ou escuta é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens do nosso tempo”. De todos existe a responsabilidade de ter uma comunicação que seja além do estar juntos, das polarizações e oposições. É a comunicação da verdade. A comunicação se dá pelas ideias que estão em nossas cabeças e, tantas vezes, em nosso coração. A gentileza não é apenas uma “etiqueta”, mas ela, de fato, tira a maldade dos corações. Ela pode unir, mostrando claramente o local onde está a verdade. Muitas vezes, a verdade vai além do nosso querer. Não, ela vem do além, de palavras que se passam pela verdade. Afinal, Jesus Cristo, para nós batizados, é  a verdade. 

             “Duma escuta sem preconceitos, atenta e disponível, nasce um falar segundo o estilo de Deus, que se sustenta de proximidade, compaixão e ternura”. Nosso Papa sonha com uma nova maneira de olhar para nossa comunicação. Ela precisa ser mais próxima das pessoas. “Uma comunicação, cujas bases sejam a humildade no escutar e o desassombro no falar e que nunca separe a verdade do amor.” É deste modo que sonhamos nossa comunicação hoje. “Aliás uma das suas afirmações mais célebres – «o coração fala ao coração» – inspirou gerações de fiéis, entre os quais se conta São John Henry Newman que a escolheu para seu lema: Cor ad cor loquitur. ‘Basta amar bem para dizer bem’: constituía uma das suas convicções”. É só amar para construir o bem.

            “Desarmar os ânimos promovendo uma linguagem de paz.” No contexto que estamos vivendo é quase urgente falar melhor, falar de paz entre as pessoas. “É necessário vencer o hábito de denegrir rapidamente o adversário, aplicando-lhe atributos humilhantes, em vez de se enfrentarem num diálogo aberto e respeitoso.” Na conversão do coração, se decide a cultura da paz. Porque é lá que decidimos tudo. Nosso Papa Francisco escreve aos comunicadores, do mundo todo, para que sejam sempre comunicadores do evangelho, de Jesus Cristo. Isto sim, constrói a paz.

            Assim, o texto nos fala: “Que o Senhor Jesus, Palavra pura que brota do coração do Pai, nos ajude a tornar a nossa comunicação livre, limpa e cordial”.

 

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo Metropolitano de Cascavel

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: