Sínodo, falar com coragem - por Dom Adelar Baruffi

05/05/2023 11:05
5 minutos de leitura
Sínodo, falar com coragem - por Dom Adelar Baruffi



A Arquidiocese de Cascavel, unindo leigos e padres, preparou um Roteiro para encontros nas Comunidades Eclesiais Missionárias. Igreja nas casas. Vol.02. Você pode encontrar este livro na Secretaria Paroquial. Temos a possibilidade de fazer quatorze encontros, um a cada quinze dias, de abril a novembro. Com exceção do mês de julho.   Neste tempo, vamos aprofundar o significado da palavra “Sínodo”. Nós cremos ser importante nos encontrarmos sempre. Recordemos que assumimos formar uma Comunidade Eclesial Missionária. Que nos queiramos bem. Que nos amemos. Que levamos a nossa Bíblia conosco. Que nos visitemos em casa. Aproveitemos este subsídio formado por leigos e padres. Ele é profundo e significativo.

Sínodo é falar com coragem! Coragem não é fazer o que se pensa, sem pensar nas palavras, mas medir tudo. Falar com convicção. Dar testemunho de Cristo. Em qualquer lugar onde estamos. Sempre falar com coragem. Sem medo. Para enfrentar todas as coisas que são contrárias ao Reino de Deus que podem nos levar a ser desprezados e perseguidos, como foi o próprio Cristo. Os próprios discípulos, após a Ressurreição de Jesus Cristo, afirmaram que não podiam parar de falar, visto que Jesus lhes disse: “Por que tendes medo, ainda não tendes fé?” (Mc 4,40). Sempre a coragem é um grande dom, que nos é dado no momento em que devemos testemunhar a fé. 

Se alguém pensar no que irá dizer, Jesus Cristo já falou: “Não fiqueis preocupados em saber como ou o que haveis de falar. Naquele momento o Espírito do vosso Pai é que falará em vós” (Mt 10, 19-20). A coragem é sinônimo de abertura a Deus. Precisamos ser humildes. Precisamos saber se estamos falando em nome de Deus ou em nosso nome, para prevalecermos. Isto seria bem triste. Temos que ver se nossas palavras refletem a Palavra de Deus ou se as nossas verdades que estamos querendo impor aos demais. Após a morte de Jesus, os apóstolos ficaram escondidos com medo de sofrer como Jesus, mas quando veio o Espírito Santo, eles não puderam mais calar sobre as maravilhas que Deus havia realizado no meio deles. Ao lembrar de Jesus Cristo, Pedro disse, com todo vigor, nos Atos dos Apóstolos: “Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado à humanidade, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12). 

São temas dos encontros: Sínodo e a Igreja; Sínodo e a proposta do Papa Francisco, no mês de abril. Sínodo e conversão pastoral; Sínodo e Nova Evangelização, para o mês de maio. Sínodo é escutar com humildade; Sínodo é falar com coragem, no mês de junho. Sínodo é celebrar com fé; Sínodo é liderar com amor, no mês de agosto. Sínodo é envolver a todos; Sínodo é servir com alegria, no mês de setembro. Sínodo é aproximar-se das outras Igrejas Cristãs; Sínodo é participar ativamente da Igreja, no mês de outubro. Sínodo é participar da política; Sínodo é dialogar com o diferente, no mês de novembro. Lembrem de levar a Palavra de Deus. É um momento bem importante para participarmos e tirarmos dúvidas. Ainda é tempo para iniciarmos.

O Sínodo de 2021 a 2024, tem como título: “Por uma Igreja Sinodal. Comunhão, participação e missão.”

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo Metropolitano de Cascavel

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: