Nota de Pesar | Diocese de Caxias do Sul

06/04/2023 15:04
5 minutos de leitura
Nota de Pesar | Diocese de Caxias do Sul

Com profundo pesar, a Arquidiocese de Cascavel recebeu a notícia do falecimento do Dom Nei Paulo Moretto, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, na madrugada desta quinta-feira, 06 de abril. O bispo emérito fez sua Páscoa aos 86 anos.

A Arquidiocese de Cascavel se solidariza aos familiares, ao Arcebispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, OFMCap, clero, religiosos e religiosas, leigos e demais membros da comunidade.

Na firme esperança da ressurreição expressamos nossa gratidão a Dom Nei Paulo Moretto, por servir durante tantos anos a nossa Igreja, tendo como frutos numerosas obras pastorais. Unidos em oração, rogamos ao Pai que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada a causa do Reino do Céu.

 

TRAJETÓRIA – informações da Diocese de Caxias do Sul 

Filho de Isidoro Domingos Moretto e Paulina Soldatelli, Dom Paulo Moretto nasceu em Caxias do Sul, aos 25 de maio de 1936.

Estudou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, de 1947 até 1953. Licenciou-se em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde foi ordenado presbítero, por Dom Faustino Tissot, em 2 de julho de 1961.

Iniciou seu ministério presbiteral como coadjutor na paróquia de São Francisco de Paula, em 1962. Foi assistente (1963) e reitor (1964-1965) do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. No Seminário Maior de Viamão foi professor de Filosofia e Teologia (1966-1972), assistente dos seminaristas maiores das Dioceses de Caxias do Sul e de Frederico Westphalen (1967-1968), vice-reitor (1969) e reitor (1970-1972).

Em 16 de novembro de 1972, Dom Paulo Moretto foi nomeado pelo Papa São Paulo VI como primeiro bispo da Diocese de Cruz Alta, tendo sido ordenado por Dom Umberto Mozzoni, naquela cidade, aos 28 de janeiro de 1973.

Três anos depois, em 21 de janeiro de 1976, Dom Paulo foi transferido para a Diocese de Caxias do Sul, como bispo coadjutor com direito à sucessão, permanecendo neste cargo por sete anos. Em 26 de maio de 1983, durante a romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da Diocese de Caxias do Sul, sucedeu a Dom Benedito Zorzi como o 3º Bispo Diocesano de Caxias do Sul, função que exerceria ao longo de 28 anos.

Foi vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, presidente do Regional Sul 3 da CNBB por duas gestões, e vice-presidente por uma gestão. Introduziu a causa de beatificação do padre João Schiavo, confirmada em 2017. Foi o primeiro presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil, organismo vinculado à CNBB, função que ocupou por 19 anos (1987 a 2006).

No dia 06 de julho de 2011, o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade, tornando-o Bispo Emérito. Recebeu o título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul em 2011.

 

Recordando o lema episcopal de Dom Paulo: “Tudo é graça”, a Igreja Diocesana de Caxias do Sul eleva um hino de Ação de Graças ao Deus Altíssimo pela vida e missão do seu Bispo Emérito, filho desta Igreja Particular, que ao longo de 61 anos de vida sacerdotal e 50 anos de episcopado, dos quais 35 anos como Bispo na Diocese de Caxias, consagrou sua vida a serviço do Evangelho, como sacerdote, professor, formador do clero diocesano e do clero do Rio Grande do Sul e Pastor do Povo de Deus nas Dioceses de Cruz Alta e Caxias do Sul.

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: