Cascavel dá adeus a Dom Lúcio

05/04/2023 09:04
3 minutos de leitura
Cascavel dá adeus a Dom Lúcio

Certamente esse Domingo de Ramos, vivido ontem (02) não será esquecido em nossa cidade. Um dos momentos litúrgicos mais marcantes para a Igreja Católica Universal, é justamente a celebração de ontem. Esta celebração que antecede a Semana Santa, faz memória do nosso Salvador, Jesus Cristo adentrando em Jerusalém, montado em um jumentinho e aclamado por todos com ramos de oliveiras em suas mãos.

Neste contexto, dois mil anos depois presenciamos as exéquias de Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner que por acaso sucede os discípulos do Mestre.

As celebrações aconteceram na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e depois transladado para o Cemitério Central de Cascavel, para ser sepultado do mausoléu dos padres, onde também repousa o corpo de Dom Armando Círio, Dom Mauro Aparecido dos Santos e outros sacerdotes.

Texto Camila Juviak e Cesar Pilatti / Agência Berit Press

TRAJETÓRIA DE DOM LÚCIO

Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, nasceu em 02 de setembro de 1931 em Farroupilha (RS), e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos. A celebração foi realizada em Bento Gonçalves (RS). 

Em 06 de julho de 1983, o Papa João Paulo II, nomeou o então, padre Lúcio Ignácio, como bispo diocesano de Toledo. 

Sua ordenação episcopal foi realizada em 12 de outubro de 1983, em Farroupilha (RS), aos 51 anos de idade. O lema episcopal que o acompanhou durante toda a trajetória foi: “Ut Vitam Habeant”, que traduzido significa, “Para que tenham vida”.

Em 20 de novembro de 1983, Dom Lúcio assumiu a Diocese de Toledo, onde permaneceu atuante até dezembro de 1995. 

Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro de 1995, sendo o segundo ocupante do cargo, em substituição ao arcebispo Dom Armando Círio – que se tornou arcebispo emérito devido a idade. 

A renúncia compulsória por idade de Dom Lúcio deu-se em 31 de dezembro de 2007, e em janeiro de 2008, Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese.

Fonte: Arquidiocese de Cascavel


Tags: