Seminário prepara 5º Congresso Missionário Nacional: lutar para que a vida se torne missão

A Arquidiocese de Cascavel também estava presente no encontro
30/03/2023 09:03
8 minutos de leitura
Seminário prepara 5º Congresso Missionário Nacional: lutar para que a vida se torne missão

A Igreja do Brasil se prepara para o 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023. Após o lançamento do Congresso, que aconteceu na última sexta-feira, 24 de março, está sendo realizado o Seminário de preparação, que tem como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado na passagem do capítulo 24 do Evangelho de Lucas, onde relata o caminhar dos discípulos de Emaús. 

Do Seminário participam cerca de 60 pessoas de todos os regionais que fazem parte da Igreja do Brasil, bispos, presbíteros, representantes da Vida Religiosa e do laicato, dentre eles vários representantes do Regional Norte1 da CNBB. Um espaço de reflexão e de oração que possa ajudar na preparação de um momento importante numa Igreja em saída missionária. A reflexão teve como ponto de partida “A responsabilidade da Igreja local pela missão aos confins do mundo”, com a assessoria do Padre Antônio Niemec, destacando a importância da Igreja local como espaço privilegiado de viver a Igreja no mundo, que se faz presente na Igreja local, insistindo em que a missão não é para um grupo específico, mas para todos os batizados.

Em relação à espiritualidade missionária, a Ir. Regina da Costa Pedro, partindo da imagem dos pés a caminho, ressaltou que a animação missionária é lutar para que a vida se torne missão, e isso passa por uma espiritualidade profética, social, que leva a descobrir no sofrimento do cotidiano do povo o sopro do Espírito, chamando a assumir a espiritualidade, deixando de lado o espiritualismo.

Tendo como base o Programa Missionário Nacional, Dom José Altevir da Silva disse que a Diretora das POM enfatizou que somos comprometidos com uma espiritualidade transformadora, não esquecendo que a espiritualidade, ela é transversal, sempre acompanha a missão, pois essa experiência se torna mais espiritual quando assumimos realmente a obra do Espírito, em sua caridade, em seu amor que alimenta a esperança, especialmente dos pobres, enquanto o espiritualismo deforma a espiritualidade, ele nos leva a uma agressão à realidade humana, o espiritualismo não bate com a encarnação do Verbo de Deus, não se interessa nem por Jesus, nem pelas pessoas.

O Bispo da Prelazia de Tefé, destacou na fala da Ir. Regina da Costa Pedro que a espiritualidade é uma vida animada pelo Espírito, que parte da Trindade e sempre se fez presente, mesmo que parece invisível. Nesse sentido, a religiosa fez ver que a missão é a ação de Deus na vida, sendo o protagonista o Espírito e o missionário um instrumento, que encontra sua motivação no encontro com Jesus, que envia em missão.

O Padre Estevão Raschietti abordou a questão da missão até os confins do mundo, tema do 5º Congresso Missionário Nacional, mostrando os vários confins do mundo hoje. Ele destacou a missão como abertura, como acolhida, abordando essa temática nos Atos dos Apóstolos, apresentando o itinerário missionário da Igreja primitiva até os confins da terra, que vai além de uma questão geográfica e tem a ver com uma mudança interior, apresentando como isso vai se realizando nas primeiras comunidades cristãs, algo que hoje se concretiza nas periferias geográficas e existenciais, e nas novas realidades que tem que ser objeto da missão da Igreja.

A missão como cooperação, refletindo sobre os sujeitos e instrumentos de animação missionária, foi o tema apresentado pela Ir. Sandra Regina Amado. A assessora da Comissão para a Ação Missionária da CNBB destacou, baseada nas palavras do Papa Francisco, que a missão é tarefa de todos. Os elementos apresentados pelos assessores foram aprofundados em trabalhos em grupo, ajudando assim no caminho de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional e os congressos prévios a serem realizados em cada um dos regionais da CNBB, sem esquecer o Congresso Americano Missionário (CAM6), que será realizado em Puerto Rico em novembro de 2024.

O Padre Geraldo Bendaham, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, que sediará o 5º Congresso Missionário Nacional, destaca como pontos importantes do Seminário o Ide de Jesus até os confins do mundo, “que isso implica uma conversão missionária”, e a Igreja local, “onde está presente toda a Igreja e a Igreja toda, chamada à missão e também chamada a cooperar com a missão nos lugares que necessitam a presença”. Como elemento mais importante, ele destacou o fato de “saber que toda a Igreja, ela é enviada em missão”.

Com relação à expectativa para o 5º Congresso Missionário, o Padre Bendaham disse que “vai nos ajudar a ver melhor a realidade da missão no Brasil e no mundo”, insistindo em que “o Espírito Santo, contando com Ele, que nos envia para a missão e nos ajuda a aprofundar a fé para anunciar com ousadia a Boa nova de Jesus que salva, que liberta, que dá sentido à nossa vida e à vida de tantas pessoas”.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: