Em encontro formativo, Arquidiocese promove Assembleia de Pastoral com o tema: iniciação à vida cristã

Lideranças paroquiais se reuniram na Catedral de Cascavel para participar da primeira etapa
20/03/2023 20:03
5 minutos de leitura
Em encontro formativo, Arquidiocese promove Assembleia de Pastoral com o tema: iniciação à vida cristã

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão comprometidos com o trabalho eclesial, para pensar e definir prioridades, objetivos, programar novas ações e tomar decisões amplas em nível de arquidiocese. 

Neste ano a assembleia foi dividida em duas etapas. A primeira aconteceu no último dia17 de março, na Catedral de Cascavel, onde contou com uma palestra proferida pelo Pe. Luciano Tokarski, de Curitiba sobre o tema proposto para 2023: “Iniciação à Vida Cristã – IVC, com Inspiração Catecumenal”.

O evento foi realizado das 19h30 às 22h e contou com a presença de centenas de pessoas entre bispos, padres, religiosos, religiosas, seminaristas, além de cristãos leigos e leigas representantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e de Assuntos Econômicos, dos animadores e coordenadores diocesanos das pastorais, movimentos, equipes, associações e comissões diocesanas.

Este primeiro encontro foi direcionado à formação das lideranças, com o objetivo de levar à compreensão e reflexão em profundidade quanto ao tema proposto, para que, na segunda etapa que acontecerá no dia 23 de julho, das 14h30 às 19h, de forma deliberativa e celebrativa, os participantes estejam mais preparados para pensar e propor ações voltadas para a Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese.    

 

Caminhar na fé

A IVC tem sua base na catequese, em todas as suas etapas, buscando incluir as pessoas adultas na vida da Igreja a partir de seu encontro com Deus e do conhecimento a Jesus Cristo. E foi isso que Pe. Luciano destacou em sua palestra. Ele iniciou falando da importância que o catequista teve para a sua decisão de ser padre, pela forma como falou da vida de Jesus nas aulas de preparação para a Eucaristia e Crisma. E, desde a sua ordenação, há 12 anos, trabalha na comissão bíblico-catequética, nos processos de Iniciação à Vida Crista da arquidiocese de Curitiba.  

 Segundo ele, o projeto de IVC tem três elementos que tocam os nossos processos de despertar para a fé, de acompanhar as pessoas que foram iniciadas na fé e as que se colocam a serviço das nossas comunidades: O 1º é a inspiração catecumenal, que nos leva à compreensão do que é e como a inspiração catecumenal ilumina todo o agir pastoral da Arquidiocese; O 2º é a sinodalidade e sua importância, que faz de nós uma comunidade de iniciação à vida cristã e de vivência; e, o 3º elemento é a missionariedade. “Não temos como fugir dela”, disse Pe. Luciano, ao enaltecer que ela norteia todo o agir missionário nas comunidades, nas estruturas que a Igreja já dispõe, e o ‘sair’, “ir em busca dos que ainda não estão conosco”.   

E foi nesse eixo que Pe. Luciano discorreu toda a apresentação na noite do dia 17. Ele estará de volta no dia 23 de julho, para dar continuidade ao tema e orientar as propostas contidas no projeto elaborado pela coordenação de pastoral da Arquidiocese de Cascavel. 

 

 

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: