Novo Bispo é Cidadão Honorário de Cascavel

Dom Zico é um dos fundadores e também foi assessor arquidiocesano da Pastoral Política e recebeu o título como uma homenagem prestada pelos vereadores da cidade
20/03/2023 09:03
5 minutos de leitura
Novo Bispo é Cidadão Honorário de Cascavel

Por meio do decreto legislativo de número 79, de 14 de março de 2023, a Câmara de Vereadores de Cascavel outorga a Dom Reginei José Modolo, o título de Cidadão Honorário de Cascavel. O título é uma honraria concedida a pessoas que desempenham ações positivas no município, deixando suas marcas pelo trabalho e exemplo de vida.

Nascido em Braganey, Dom Reginei passou a maior parte do seu tempo prestando importantes serviços voltados à comunidade Cascavelense, por meio das paróquias onde atuou bem como da arquidiocese, motivo pelo qual está sendo reconhecido como cidadão honorário.

A aprovação do decreto ocorreu em sessão ordinária dos vereadores, realizada no último dia 14 deste mês, quando obteve voto unânime do legislativo, foi assinado pelo presidente Alécio Espínola e posteriormente publicado no Diário Oficial em 16 de março.

Dos atuais 21 vereadores, 12 fazem parte da Pastoral Política e tinham a presença do então Padre Zico em suas reuniões mensais, onde discutem projetos e ações sociais que podem ser apresentadas à câmara para a melhoria das comunidades. “Quando o vereador Mazutti apresentou a proposta, imediatamente disse sim, pois conheço os seus passos há muito tempo. Nas discussões de todos os temas votados à comunidade, especialmente aos que mais precisam, Dom Zico sempre esteve presente, nos aconselhando, isso é muito importante para nós e para a sociedade, é isso que a Igreja quer de um homem que separou a sua vida para o sacerdócio”, destacou Alécio citando ainda uma frase da Madre Teresa de Calcutá: “Não devemos passar pela vida das pessoas sem torna-las melhores e mais felizes”. Segundo ele, Dom Zico tem passado e tornado as pessoas mais felizes, e desejou que seu ministério seja uma honra e que siga firme, trazendo ao povo o que este tanto necessita.

 

A Homenagem

Ao entregar o certificado, logo após a missa celebrada pelo próprio Dom Zico, no último dia 18 de março, às 19h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, o principal propositor, o vereador Sidnei Mazutti, salientou a unanimidade na aprovação bem como o reconhecimento de uma comunidade que o ama e que por isso desejou torná-lo cidadão cascavelense.

Mazutti fez a entrega em nome de todos os demais vereadores autores do projeto e que também estiveram presentes na celebração: Alécio Espínola, Professora Beth Leal, Cidão da Telepar, Cleverson Sibulski, Dr. Lauri, Edson Souza, Josias de Souza, Josué de Souza, Melo, Pedro Sampaio, Policial Madril, Professor Santello, Professora Liliam, Romulo Quintino, Sadi Kisiel, Serginho Ribeiro, Soldado Jeferson, Tiago Almeida e Xavier.

Como demonstração de concordância à homenagem, os fiéis presentes na celebração aplaudiram de pé o momento em que Dom Zico recebeu o título.

 

Agradecimento

Sob muitos aplausos, Dom Zico agradeceu aos vereadores e à comunidade presente, salientando que “o reconhecimento de algo que a gente fez não seja nunca para a nossa vaidade, mas entendendo como um modo de Deus nos confirmar que estamos no caminho certo. Toda honra e toda a glória sejam dadas a Ele. Eu pedi que a entrega fosse feita aqui na igreja, porque é aqui que est6á a minha identidade e onde exerço o meu ministério e com muito zelo farei valer este título que a cidade de Cascavel me oferece”, disse ele.  

O Bispo segue agora para Curitiba onde será apresentado oficialmente na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhas, em celebração a ser realizada no próximo dia 26 de março, às 10h.



Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: