DOM ZICO: uma caminhada de experiências, feita com sabedoria

Catedral de Cascavel tem seu 4º Pároco sucessivo ordenado Bispo.
16/03/2023 08:03
9 minutos de leitura
DOM ZICO: uma caminhada de experiências, feita com sabedoria

 

Era dia 16 de novembro de 2022, quando Pe. Zico (Reginei José Modolo) recebe um telefonema agendado para o dia seguinte, uma conversa com o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro. Não ficou preocupado porque já havia conversado com ele algumas vezes, por questões administrativas da Arquidiocese, embora dessa vez tenha sentido algo diferente. E era. 


A ligação do dia 17 lhe trazia o comunicado da escolha do Santo Padre o Papa Francisco, para que se tornasse o Bispo auxiliar de Curitiba. “A princípio o que senti foi uma mistura de sentimentos, de preocupação, medo, alegria pela indicação e reconhecimento do trabalho feito... e também no meu vínculo com o clero e a Arquidiocese daqui”, contou Pe. Zico, que antes de decidir, pediu para conversar com o Dom Peruzzo, a quem irá auxiliar. E dele recebeu palavras de incentivo e demonstração de grande alegria em trabalhar juntos.

 

A Notícia - Quando começamos caminhada no sacerdócio, nunca pensamos em ser bispo. Não nos ordenamos com este propósito, até porque não depende apenas de nós, é uma escolha que a Igreja faz. Eu também não conheço pessoalmente nenhuma outra paróquia onde os últimos quatro párocos se tornaram bispos, não é algo normal, então sinceramente não esperava. Mas é claro que com o passar do tempo, com o exercício do ministério e as responsabilidades que cada um desempenha, passa a ser olhado de certa forma pelas pessoas, e isso tem seu peso. Penso que Deus olhou para Cascavel e a nossa Catedral, ao fazer as escolhas dos padres daqui para essa missão.

 

As raízes - Algumas coisas pesaram mais, como o fato de ter que deixar a Arquidiocese de Cascavel, “uma decisão que foi bem difícil”, assim como deixar família de quem sempre esteve muito próximo (os pais moram no bairro Cancelli, em Cascavel), e a própria mudança do ministério, “pois não terei mais uma paróquia, que significa um contato próximo com aquelas pessoas, e acabamos criando vínculos, e lá, acredito que irei encontrar os fiéis com grandes intervalos de tempo, e terei que pensar em como trabalhar com isso”, descreve Pe. Zico, ao ressaltar que lá, enquanto bispo auxiliar, irá acompanhar Dom Peruzo, os padres e seminaristas, e também as principais lideranças da arquidiocese de Curitiba. “Aqui terei que deixar os amigos, a cidade, e o ambiente em que já estou há muitos anos, mas também tenho a alegria de saber que Deus me desafia e me pede uma resposta, então estou aberto para isso”.

 

A experiência - “Enquanto pastor, acredito que estou muito mais para aprender do que preparado, mas a Igreja entendeu que eu tenho os requisitos mínimos para exercer a missão. Já, em relação a parte administrativa, acredito que eu já tenho bastante experiência na área, mas Curitiba é grande, e não é minha tarefa primária, e fico tranquilo pois todas minhas decisões serão em conjunto com Dom Peruzzo”. Padre Zico foi escolhido como administrador da Arquidiocese, na ausência do Dom Mauro Aparecido dos Santos, enquanto este estava hospitalizado e por quase um ano após a sua morte, enquanto a Diocese estava vacante. Uma experiência que o ajudará a exercer a função. 

 

O lema episcopal - O lema é o mesmo da ordenação sacerdotal, porém de uma forma sintetizada. Ezequiel, 34,12: “Assim como o Pastor se inquieta por causa do seu rebanho, me inquietarei por causa do seu’’. “É Deus quem envia pastores para cuidar do rebanho. Quando padre, você é confiado a uma paróquia e exerce um pastoreio, você é um colaborador do bispo no pastoreio. Então, quando chegou minha vez de escolher um lema para o episcopado, não tive dúvida que seria a mesma proposta que tive como padre, apenas o sintetizei: “Apascentarei o seu rebanho”, no sentido que eu exerço uma missão, mas o rebanho não pertence a mim, pois o Bom Pastor é nosso senhor Jesus Cristo, e é apenas em nome d’Ele que eu exerço a minha missão”.

 

Dom Peruzzo - “Ele foi meu reitor durante os quatro anos de Teologia e meu professor de Sagrada Escritura em quase todas as áreas, depois trabalhamos juntos por alguns meses aqui na Catedral, como padres, então acredito que será uma convivência muito boa, com frutuosos trabalhos. Eu sei das virtudes e talentos dele, assim como dos seus limites, e ele conhece os meus, então acredito que trabalharemos muito bem juntos”.

 

A escolha - Quem conduz todo o processo de escolha de um bispo no país é a nunciatura, que nomeia os bispos para cada local, seja de destinação ou transferência, mas a palavra final é do Papa, que une todas as informações, junto com uma equipe que se chama 'Congregação dos Bispos'. Assim, o processo de escolha começa com indicações de nomes de padres, feitas pelos bispos, depois segue-se uma consulta sigilosa na base dos indicados, por meio de um questionário que abrange todas as esferas e direções da vida em relação ao potencial bispo. O candidato em si só sabe que foi escolhido quando o próprio núncio lhe comunica.

 

Os últimos quatro Párocos da Catedral que foram ordenados Bispo são: Dom José Antônio Peruzzo – ordenado em 2005, Dom Nélio Domingos Zortea – ordenado em 2015; Dom Adimir Mazali – ordenado em 2020 e Dom Reginei José Modolo ordenado em 2023. 

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: