Em celebração emocionante, Monsenhor Reginei José Modolo é ordenado bispo

Santa Missa contou com a presença de 23 bispos, mais de 70 padres e cerca de 3 mil leigos e religiosos
06/03/2023 11:03
11 minutos de leitura
Em celebração emocionante, Monsenhor Reginei José Modolo é ordenado bispo

Em uma celebração emocionante na Catedral Nossa Senhora Aparecida, na Arquidiocese de Cascavel, região Oeste do Paraná, a comunidade participou com fervor da ordenação episcopal de Dom Reginei José Modolo – carinhosamente conhecido como Dom Zico. A Santa Missa aconteceu na manhã do último domingo, dia 05, e contou com a presença de 23 bispos, mais de 70 padres e cerca de 3 mil leigos e religiosos. O mais novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco, em 07 de dezembro de 2022, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, capital do Estado. 


Familiares, amigos, bispos, presbíteros, diácono, religiosos (a), seminaristas e comunidade em geral participaram da celebração que foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Cascavel, dom Adelar Baruffi, e concelebrada pelo Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) e dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba.

Cesar Pilatti / Berit Press 


Na ocasião, Cardeal dom Odilo Scherer, destacou a importância da celebração para a Igreja Católica, assim como, a alegria em ver a participação ativa do episcopado. “É um momento bonito, momento importante quando se é ordenado um bispo, porque se renova a transmissão daquela missão conferida aos apóstolos... a sucessão apostólica. Por isso mesmo, é importante a presença significativa de outros bispos para expressar essa união, essa corresponsabilidade dos bispos junto com o papa, pela Igreja", finalizou. 


Com a ordenação de Dom Reginei, o município celebra o 5º bispo cascavelense - 1º dom José Antônio Peruzzo, 2º dom Nélio Domingos Zortea, 3º dom Adimir Antônio Mazali, 4º dom Algacir Munhak - ordenado para atuar na Igreja Católica. Inclusive, dom Peruzzo, bispo arquidiocesano de Curitiba, a qual Dom Reginei atuará em conjunto como bispo auxiliar, também é natural de Cascavel. Dom Peruzzo, que conviveu com Dom Reginei durante a juventude, reforçou o preparo que ele possui para assumir a missão. “A cidade de Cascavel é muito fecunda para oferecer bispos para a Igreja. Eu conheço o padre Zico, foi um dos melhores alunos que eu tive, também no seminário fui o seu reitor/formador... o conheço bem. Se ele não fosse para Curitiba, com toda certeza iria para algum outro lugar, porque foi considerado pela própria Santa Sé um bom candidato”, concluiu. 


Emocionado, dom Adelar Baruffi, falou sobre sua admiração pelo novo bispo. "O padre Zico deixará saudades, pois de fato ele era muito próximo da gente. Nós temos muita estima por ele, e sabíamos que a qualquer momento esse chamado viria para que ele assumisse a missão de bispo em algum lugar, e foi. Quando foi preciso ele assumiu a missão de vigário geral da Arquidiocese, e não há nenhuma dúvida de que ele o fez com muito êxito e dedicação. Então, para nós, fica o muito obrigado. Nós neste dia estamos entregando um padre que é pronto para ser bispo”, finalizou.

Cesar Pilatti / Berit Press 

 

ORDENAÇÃO EPISCOPAL

Pela ordenação episcopal, Monsenhor Reginei recebeu o terceiro grau da Ordem, sacramento que continua a missão que Jesus Cristo deu aos seus apóstolos. A Ordem compreende três graus: o episcopado (ministério dos bispos), o presbiterado (dos padres) e o diaconato (dos diáconos). Todos os graus da Ordem são conferidos por um ato sacramental chamado ordenação, sempre realizado por um bispo, que impõe as mãos sobre o ordenando e em seguida faz uma solene oração consacratória, que pede a Deus as graças do Espírito Santo para o ministério que ele vai assumir.


Na ordenação episcopal, Monsenhor Reginei foi ungido com o Óleo do Crisma e recebeu o livro dos Evangelhos, além dos símbolos do bispo: o anel, a mitra (o chapéu) e o báculo (o cajado), simbolizando a sua missão de anunciar o Evangelho, a sua fidelidade à Igreja, e a sua função de pastor do rebanho do Senhor.


Ao fim do rito, Dom Reginei José Modolo agradeceu a todos que de forma direta ou indireta contribuíram ao longo de todo seu período de formação, atuação no clero e agora, como bispo ordenado. Ele também pediu para que todos permaneçam em oração por seu ministério, “peço orações, continuem rezando por mim. Nós sempre teremos uma garrafa de café lá em Curitiba, quando forem... vocês já viram que terei bastante trabalho por lá, mas sempre que possível será uma alegria revê-los. Continuem trabalhando e se dedicando a essa Igreja. Dedique-se a Arquidiocese de Cascavel, pois tudo vale a pena quando a alma não é pequena. É o Reino de Deus que preenche e nos satisfaz", finalizou emocionado. 

Cesar Pilatti / Berit Press 

Cesar Pilatti / Berit Press 

LEMA

O lema que irá iluminar o ministério do novo membro do colégio episcopal brasileiro é "Gregem suum pascam”, que significa, “Como pastor apascentarei o Seu rebanho”.

 

PRIMEIRA CELEBRAÇÃO 

A primeira missa de Dom Reginei, será realizada nesta segunda-feira, dia 06, em sua cidade natal. A celebração será presidida no Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey (PR), às 19h30.


APRESENTAÇÃO A ARQUIDIOCESE DE CURITIBA 

A apresentação oficial a Arquidiocese de Curitiba está confirmada para o dia 26 de março, às 10h, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba (PR).   


CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE DOM REGINEI 

Dom Reginei José Modolo, nascido no dia 07 de janeiro de 1975, em Braganey - PR, é o segundo filho de Ivo Salvador Modolo e Juzilina Luzia Modolo, tendo por irmãos Regilene, Rosana e Marcio.

Ingressou no Seminário Menor São José, Cascavel-PR (1989). Graduou-se em filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992-1995) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996-1999). Cursou master em bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Postulorum (Roma, 2005-2007), mestrado (Roma, 2005-2007) e doutorado (Roma, 2013-2016) em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense.

A sua ordenação diaconal foi no dia 18 de fevereiro de 2000, em Ibema - PR e a ordenação Presbiteral no dia 08 de julho de 2000, em Braganey - PR, tendo sido ordenado por Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner.

Exerceu o diaconato e os primeiros anos de padre como vigário nas paróquias Catedral Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2000-2004); Administrador Paroquial da Catedral Nossa Senhora Aparecida (2004-2005); Pároco da Paróquia Santa Tereza D’Ávila, em Santa Tereza do Oeste (2007-2013); Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cascavel (2016-2020); Pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida (2020-2022).

Dentre outras funções que exerceu, estão as de Administrador Diocesano (2021), Vigário Geral (2016-2021 e 2022), Ecônomo Diocesano (2008-2013), membro do Colégio de Consultores e do Conselho de presbíteros (2008-2022), Decano decanato Cascavel (2007-2009), presidente da associação do Clero e coordenador da Pastoral Presbiteral (2007-2009 e 2011-2013), coordenador do Conselho de Formadores (2017-2022). Professor de Teologia Moral (2008-2013 e 2016-2022).


 (Alice Zanini – Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Cascavel)  

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: