A Escritura precisa ser procurada - por Dom Adelar Baruffi

03/03/2023 12:03
5 minutos de leitura
A Escritura precisa ser procurada - por Dom Adelar Baruffi


A Escritura precisa ser procurada

            A Escritura precisa ser procurada! Vejamos o Capítulo 3, Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, 2022, n.38 a 89. Já falei sobre a necessidade de procurar a Palavra de Deus, onde ela se encontra. Você já pensou o motivo que levou tanta gente a buscar a Leitura Orante da Palavra? Foram, de fato, muitas pessoas. Porque é que nós, cristãos católicos, temos menos amor pela Sagrada Escritura quanto temos pela Eucaristia? Então, temos os dois: a Palavra de Deus e a Eucaristia. 

            O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, retoma um pensamento de Bento XVI: “Ao início do ser cristão , não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (EG, n.8). O mais importante numa Escritura é Ele, é Jesus Cristo. Sua vida, sua pessoa e seus ensinamentos. Tudo dele. Nenhuma outra pessoa ou acontecimento é maior do que Jesus Cristo na Bíblia. E, nele, a Trindade Santa: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 Aliás, quando fores começar a ler a Escritura, atenção, não comece pelo Gênesis. Inicie pelos quatro evangelistas, (Mateus, Marcos, Lucas e João) pois eles nos falam de Jesus Cristo. Este anúncio fundamental, precisa ser reconhecido e ligado com todos os santos e a Virgem Maria, nossa mãe querida. “Toda a pessoa tem o direito de receber explicitamente o primeiro anúncio, para realizar então o seu encontro pessoal com o Cristo Senhor” (n.52). É nele que nos é dito que somos filhos amados por Deus, salvos por Ele, conduzidos até Ele no dia de nossa salvação. Isto tudo está na Sagrada Escritura, a Palavra de Deus conosco.

            A Igreja nos oferece várias contribuições, quanto ao fundamentalismo. “O princípio é esse: Deus nos falou, na Escritura, por seres humanos. A Palavra foi dita por palavras” (n. 63). Sempre o centro de toda a Escritura é o evangelho, por isso, ele é proclamado na Eucaristia, após as leituras e depois explicado. “Nestes últimos anos, temos assistido a um fenômeno que causa profunda preocupação: a relação entre Bíblia e pensamento da prosperidade. (...) Tudo isso tem sido justificado por uma atitude de troca com Deus” (n.65). O desejo de ter Deus nas mãos é muito grande. “Esta atitude não gera pertença a uma comunidade eclesial. Gera contínua migração ou trânsito religioso, em busca de propriedade, onde quer que ela esteja. Quando isso acontece, a própria comunidade vira empresa que explora” (n.67). 

            Enfim, a espiritualidade bíblica, centrada na pessoa de Jesus Cristo. Nele, a dimensão pessoal, afetiva, fé e vida, interior e exterior, eclesial, societária e cósmica. “Estimule-se uma hermenêutica bíblica que consiga reconciliar a Palavra de Deus com a Escritura; costurar Palavra de Deus e Eucaristia; unir verdade, beleza e bondade; integrar estudo, oração e pregação; coligar escuta, discernimento e vivência; (...)” (n.77). Repetindo, Jesus Cristo é o centro da Escritura. A Sagrada Escritura foi escrita durante mil anos, passou pela evolução de pensamentos, teologia e costumes. Muitas e muitas pessoas envolvidas. Ao menos três línguas usadas. E tudo, até chegar a Jesus Cristo!

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo Metropolitano de Cascavel



Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: