Após 03 anos sem formações presenciais, 12º Encontro dos coordenadores da Pascom do Regional Sul 2 aconteceu em Cascavel

Evento foi realizado entre os dias 25 e 26 de fevereiro e reuniu as 18 Arqui/Dioceses do Paraná
27/02/2023 20:02
11 minutos de leitura
Após 03 anos sem formações presenciais, 12º Encontro dos coordenadores da Pascom do Regional Sul 2 aconteceu em Cascavel

O final de semana na Arquidiocese de Cascavel foi marcado pela presença dos coordenadores, vice-coordenadores e assessores eclesiásticos diocesanos da Pastoral da Comunicação de 18 Arqui/Dioceses do Paraná. O motivo: 12º Encontro dos Coordenadores Diocesanos da Pascom do Regional Sul 2, realizado no CAF (Centro Arquidiocesano de Formação). 

O último evento presencial da Pascom do Paraná ocorreu ainda em março de 2020 em Londrina, quando todos estavam apreensivos recebendo as primeiras informações sobre casos confirmados da covid-19 no Estado. 

10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom em Londrina2020 | 10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom em Londrina

Em 2022, de forma remota, o 11º encontro aconteceu e contou com a participação de 40 pessoas.

Neste ano, o evento teve como foco os quatro eixos da Pascom: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção. Cerca de 60 pessoas participaram e compartilharam experiências. No sábado, dia 25, os participantes foram recepcionados com o almoço, e logo após foi feito um momento de oração e prática da leitura orante. 

A mesa de honra foi composta por Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel, Dom Mário Spaki, bispo referencial da comunicação do Regional Sul II e bispo da Diocese de Paranavaí, Pe. Valdecir Bressani, assessor eclesiástico da Pascom do Paraná, Antônio Kayser, coordenador da Pascom do Paraná e Pe. Diony Alexandre Januário, coordenador da Pascom Arquidiocesana de Cascavel. 

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

Durante o uso da palavra, Dom Donizeti lembrou a importância da Pastoral da Comunicação para os membros da comunidade e também para os que estão distantes da Igreja. “Por meio do trabalho de vocês, pessoas que estão em tantos caminhos diversos, são atingidas pela palavra de Deus. Aquilo que vocês fazem usando as mídias sociais, é uma forma concreta da qual Jesus também se aproxima das pessoas distantes. Vocês são a ponte”, finalizou. 

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

Dom Mário Spaki relembrou o último encontro da Pascom antes da pandemia, e o quanto a pastoral se transformou nos últimos três anos. “É a primeira vez que nos encontramos presencialmente pós-pandemia. Nesse meio tempo, nós saímos transformados como Pascom. Nós entramos de uma forma e saímos de outra. Entramos como uma pastoral supérflua e saímos com muita gente dizendo ‘é necessário cuidarmos da comunicação’. Não podemos acreditar que o virtual fez parte apenas da pandemia, ela é uma realidade presente e ativa”

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

A ESPIRITUALIDADE DO COMUNICADOR 

A primeira palestra do encontro foi conduzida pelo Pe. Adilson Mitinoru Naruishi, Assessor Eclesiástico da Comunicação da Diocese de Campo Mourão. Em suas palavras, ele salientou que “devido a necessidade constante de cobrir eventos e produzir materiais, os membros da pastoral se tornaram profissionais e se esqueceram  do principal: a espiritualidade”

 “Em muitos momentos, mais do que falar e conduzir pregações e milagres, Jesus silenciou o coração e se recolheu para ouvir à Deus. O comunicador também precisa vivenciar essa experiência. Do que adianta uma foto linda, se ali não se encontra o sagrado?!”, afirmou Pe. Adilson. Ao fim ele apresentou caminhos práticos para o comunicador vivenciar a espiritualidade no servir. 

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

FORMAÇÃO 

Ainda no sábado, Pe. Valdecir Bressani, realizou uma palestra sobre o eixo formação. Além de explanar documentos da Igreja que falam sobre a Pastoral da Comunicação, também salientou a importância da Pascom atuar em unidade com demais pastorais da comunidade. “Olha que lindo, a Pascom levando até a Liturgia, Catequese e demais pastorais, cursos formativos como oratória, alinhando a teoria e a prática da comunicação, e os auxiliando a levar com ainda mais ênfase o evangelho. É isso que precisamos, um trabalho em conjunto”, finalizou. 

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

Antes do jantar, Dom Mário Spaki presidiu a Santa Missa, e contou com a co-celebração dos padres assessores presentes no encontro. 

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

À noite, foi realizado um momento de partilha entre as 18 Arqui/Dioceses do Paraná que compartilharam as realidades enfrentadas no dia a dia. 

No domingo, dia 26, após momento de oração pelas vocações, Anderson Queiroz,  membro da coordenação regional  e coordenador da Província de Londrina, partilhou sobre o eixo da articulação. Durante sua fala, passou dicas para que os comunicadores desenvolvam uma linguagem mais assertiva com a comunidade. 

Na sequência, Thiago Queiroz, assessor de comunicação de Londrina e  membro da coordenação regional, mostrou a realidade da Arquidiocese, trabalhos que vem sendo realizados e a estruturação da equipe interna e externa da pastoral. 

Para finalizar, a última palestra foi feita de forma remota pelo coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius, que tratou do eixo da produção. Ele alertou sobre a “importância da Pascom não reduzir o processo pastoral somente no ‘fazer e fazer’, e se esquecer do mais importante, que é o servir para que mais almas sejam impactadas.” 

Dom Adelar Baruffi, Arcebispo de Cascavel, presidiu a celebração de encerramento e durante a homilia agradeceu a presença de todos na Arquidiocese. “Para nós é uma alegria receber à todos vocês. A comunicação é fundamental na evangelização, o que torna o servir de cada um ainda mais essencial”. 

Foto: Vitor Pinheiro – Pascom Arquidiocese de Cascavel 

Nova coordenação da Pascom do Regional Sul 2 

O último tema do encontro foi a composição da nova coordenação da Pascom no Paraná. Dom Mário Spaki conduziu o momento, fazendo um agradecimento a coordenação atual, composta pelo coordenador Antônio Kayser, pelo vice-coordenador Tiago Queiroz, pela secretária Vanessa Paula Pereira. 

Fotos: Terumi Sakai – Pascom Arquidiocese de Londrina (PR) 

Em seguida, dom Mário apresentou a nova coordenação que foi indicada a partir de uma reunião on-line que aconteceu em agosto de 2022. A nova coordenação ficou assim constituída:  

Coordenadora: Vanessa de Paula Pereira (Diocese de Guarapuava). 

Vice-Coordenador: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina). 

Secretária: Neiva Paulucci de Almeida (Diocese de Apucarana). 

Após a apresentação, dom Mário pediu que todos se dividissem em grupos, por província eclesiástica, e indicassem uma pessoa para ser o articulador da província. Os indicados foram:  

Província de Curitiba: Antônio Kayser
Província de Londrina: Anderson Queiroz
Província de Maringá: Katya Yaeko Suzuki
Província de Cascavel: Eder de Oliveira

Fotos: Terumi Sakai – Pascom Arquidiocese de Londrina (PR) 


Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: