GRATIDÃO | por Dom Adelar Baruffi

03/02/2023 11:02
4 minutos de leitura
GRATIDÃO | por Dom Adelar Baruffi


Gratidão

            A gratidão é um coração que se sente muito amado por tantas pessoas e tem que dizer: “muito obrigado”. Isto falando humanamente, pois temos o lado espiritual também. Quando, no decorrer de nossa vida, com fidelidade e cortesia, ficamos firmes no nosso caminho, o que devemos dizer é “muito obrigado” ao Senhor, a Trindade Santa. Ele é o centro, depois vem a Virgem Maria e todos os santos! Jesus Cristo sempre se mostrou assim: ele veio, marcou conosco um encontro para nos mostrar a vocação, e sempre se mostrou bem misericordioso e nunca nos abandonou. Nem sequer quando tivemos o pior dos pecados! Recordemos a cena de Pedro, que diante de Jesus, todo surrado e batido, recebe um olhar. O seu olhar! Ele estava perto da fogueira, no jardim. Uma senhora lhe perguntou: “Conheces aquele homem?” (Jo 18,25).  Aquilo deve ter rompido o coração dele. “Imediatamente o galo cantou” (Jo 18,27). Ele foi e chorou muito mesmo. Foi e chorou. Tanto que, depois, ele foi perguntado por Jesus Ressuscitado, o Pedro, quantas vezes o amava (cf. Jo 21,15-18). Este fato é marcante mesmo. E não importou tanto no que ele, Jesus Cristo, falou de João, naquele momento. O importante era ele mesmo, o Pedro. Que foi diretamente e literalmente amado por Jesus Cristo, o Filho. Então, neste momento, a palavra é: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 17).

            Ninguém pode ser obrigado a dizer um “muito obrigado”. Ele é espontâneo. Ele vem por si mesmo. Brota de um interior que já foi trabalhado para isso. A gratidão, em princípio, reconhece o outro e o acolhe para junto de si. Diz, de outra maneira, você é bem-vindo, venha conosco. Em qualquer situação da vida, sempre ter o interior cheio de alegrias e expressar da melhor maneira possível. Enquanto caminhamos, por exemplo, é o tempo de sermos gratos a Deus, por sua infinita bondade e misericórdia. Por nos ter dado o que precisamos para viver. Então, sim, dizer um grande muito obrigado ao Senhor e a todas as pessoas que conheceu. A gratidão não é o resultado das coisas que acontecem conosco, mas ela é cultivada, buscada, sempre com determinação. 

Dizer um perdão e agradecer são dois sentimentos que brotam do interior da vida humana. Transformamos o sofrimento em paz interior, abrindo oportunidades para oferecer nossa gratidão. Eles são aprendidos e vividos. Todos os dias. Quando olhamos para Deus, tão grande, pensamos, quem somos nós, diante de Jesus Cristo, seus discípulos missionários, seguidores dele, nesta Igreja, no hoje da história?

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo Metropolitano de Cascavel

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: