JESUS CRISTO, ONDE BUSCÁ-LO? - por Dom Adelar Baruffi

18/01/2023 08:01
4 minutos de leitura
JESUS CRISTO, ONDE BUSCÁ-LO? - por Dom Adelar Baruffi


Dom Adelar Baruffi
Arcebispo de Cascavel (PR)

O projeto de Iniciação à Vida Cristã, desta nossa Arquidiocese de Cascavel, de inspiração catecumenal, deve levar as pessoas a se encontrarem com Jesus Cristo, pois só assim se tornarão discípulas missionárias dele. Notamos que muitos já são crescidos e não têm sua Sagrada Escritura ainda consigo, em cada encontro pessoal ou comunitário. Será que lhe falta algo ainda para poder viver sua vida de fé? Já tem sua comunidade onde vivem todos os domingos o dia do Senhor. Mas, talvez, lhe falte a Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem que ser única e original. Se são três os membros de uma família, compram-se três Bíblias. Caso venha outro filho, na hora do presente de batismo, os padrinhos e madrinhas, compra-se uma Bíblia e se dá de presente. Será que ele irá esquecer um dia?

O anúncio principal da fé e o começo de toda existência cristã, é: “Jesus Cristo, o Senhor” (2Cor 4, 5). Papa Francisco descreve a primeira proclamação, com a qual tudo começa, com as palavras: “Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar” (EG 164).

O encontro com Jesus Cristo, com tudo o que o segue na vida da Santíssima Trindade, é central. Aqui temos muita devoção à Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora da Salette e tantos santos. Mas, eu pergunto: isto significa que você é mais cristão? Ainda não, até quando você não tiver o encontro positivo com aquele que sabes que te ama, sempre. Os elementos do caminho são o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunhão e a missão (cf. DAp 278). Estes elementos são o fundamento para toda a vida cristã madura.

O anúncio é o “fio condutor” deste processo que culmina na maturidade dos discípulos de Jesus Cristo: “sem o querigma (anúncio), os demais aspectos desse processo estão condenados à esterilidade, sem corações verdadeiramente convertidos ao Senhor. Só a partir do (anúncio) acontece a possibilidade de uma iniciação cristã verdadeira. Por isso, a Igreja precisa tê-lo presente em todas as suas ações” (DAp 278). Por isso, o conteúdo essencial do primeiro anúncio (querigma) trata da vida de Jesus de Nazaré, de sua pessoa, de sua mensagem, de sua missão e de seu momento culminante de morte e ressurreição (Páscoa).

Por aí passou a formação progressiva de novos discípulos de Jesus Cristo, ao longo da sua história. Nesse processo, contavam sempre com a ação do Espírito Santo, presente no testemunho de vida dos que já faziam parte das comunidades cristãs (cf. IVC, 41). E estes, cheios do Espírito Santo, eram enviados em missão.

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: