Arquidiocese de Cascavel ordena novo sacerdote

Ordenação presbiteral aconteceu no último sábado (15) na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Neva, em Cascavel
17/10/2022 11:10
4 minutos de leitura
Arquidiocese de Cascavel ordena novo sacerdote

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Bairro Neva, em Cascavel (PR), ficou lotada na noite do último sábado (15) para a ordenação do diácono Diony Alexandre Januário, que recebeu o sacramento da ordem presbiteral. A solenidade foi presidida pelo Arcebispo Dom Adelar Baruffi, acompanhado do Bispo auxiliar, Dom Aparecido Donizeti, e diversos padres da Arquidiocese. 

Marcaram presença também, as comunidades onde o diácono realizou atividade pastoral. Além disso, familiares e amigos da cidade natal, Roncador (PR), também se fizeram presentes. 

O lema da ordenação presbiteral escolhida pelo, agora, Pe. Diony Alexandre foi: "Seja forte e corajoso" (Josué 1, 6). 


SOBRE O RITO 

A imposição das mãos e a prece de ordenação é tida como aquela que, no silêncio do coração, o Arcebispo e todos os presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando. Com o diácono de joelhos, em silêncio, o bispo impôs as mãos sobre sua cabeça, seguido pelos presbíteros de nossa Arquidiocese que estavam presentes.

Dom Adelar Baruffi, rezou a oração da ordenação, na qual foram citadas as principais funções do sacerdote. O sacerdote é descrito principalmente como colaborador do bispo, instrutor da fé e divulgador da palavra de Deus.

A última parte do Rito de Ordenação apresentou alguns símbolos, ricos em significado e que indicam o ministério sacerdotal da Ordem. Terminada a Prece de Ordenação, o eleito, com o auxílio de dois presbíteros (padrinhos), foi revestido com a estola sacerdotal e a casula. Em seguida, de joelhos, a palma das mãos do ordenado foi ungida pelo Arcebispo com o óleo do santo Crisma. Logo após, o Arcebispo amarrou as mãos do ordenado, sendo desamarrado por quem iria receber a primeira bênção sacerdotal, que no caso, foram os pais do neossacerdote.

Como sinal de unidade o presbítero recebeu o ordenado como membros do clero, cada sacerdote presente beijou as mão ungidas e acolheram com um abraço e palavras de carinho cada um deles.


NOVOS SACERDOTES 

A Arquidiocese de Cascavel ainda têm muitos motivos para celebrar. Ainda neste mês de Outubro, outros dois diáconos serão ordenados presbíteros. 

Daniel V. da Silva 

No sábado (22) será realizada a ordenação de Daniel da Silva. A solenidade será realizada às 17h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Boa Vista da Aparecida. 


Rogélio J. Pimentel 

No último sábado (29) de outubro, às 9h, acontece a solenidade de ordenação de Rogélio Pimentel. A celebração acontecerá na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Campina da Lagoa-PR. 

Em todas as solenidades, a comunidade é convidada a participar e celebrar a ordenação destes novos sacerdotes.