Silenciar e escutar: nos lembra o livro de Eclesiastes 3,7 “Há tempo de ficar calado e tempo de falar.”

06/10/2022 11:10
5 minutos de leitura
Silenciar e escutar: nos lembra o livro de Eclesiastes 3,7 “Há tempo de ficar calado e tempo de falar.”

Quem sabe usar o silêncio, sabe usar o tempoDisse um sábio: ”Muitas vezes me arrependi de ter falado, mas nunca de ter permanecido em silêncio”. Silenciar é a linguagem dos sábios. “Contudo que cada um esteja pronto para ouvir, lento para falar, lento para ficar com raiva.” (Tg 1,19) Melhor calar-se do que falar demais. 

A sabedoria está em ouvirmos mais e falarmos menos. O silêncio fala mais alto do que as palavras. Sabemos que a maior dificuldade em alguns casos não é nem o que a gente fala, mas como fala. E para quem fala. E porque fala. 

Quem é cuidadoso no que fala evita muita dor. Vivemos em uma época de agitação, barulho, violência e desordem. Com uma mentalidade em que se quer o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Um tempo de avalanche de ativismo. Em nossa sociedade que parece cultuar o barulho, percebemos que o silêncio está perdendo espaço. O silêncio é matéria prima para quem busca uma vida de espiritualidade. 

Quem ama o silêncio, alcança a maturidade espiritual. Santo Agostinho dizia que a verdadeira oração é a do coração, no silêncio. É necessário silenciar nossa mente e o nosso coração. Podemos afirmar que muitas vezes o silêncio é uma grande rebelião contra nossa desordem interior. Buscamos nossa própria transformação quando entendemos que se Deus está em nós é nosso dever, nosso direito e tarefa reencontrá-lo. Está escrito “Aquele que me ama, guardará as minhas palavras, e meu Pai o amará e viremos a ele e nele faremos a nossa morada.”(Jo 14,23) 

A Palavra de Deus nos convida a entrar no silêncio se quisermos encontrá-Lo. O silenciar é para nossa alma o que o sono é para o nosso corpo.  Não podemos esquecer que o silêncio é dom de Deus. No silêncio e na Esperança é que está a nossa fortaleza. No silêncio podemos ouvir a voz de Deus, a nossa consciência: o que somos. Quando o silenciar for difícil é um sinal de que nos é terrivelmente necessário. É no silêncio que tomamos as decisões mais acertadas. O silêncio nos dá uma visão nova das coisas. 

Quem não sabe por em sua vida zonas de silêncio, não tarda a viver na superficialidade de sua alma. São necessários banhos de silêncio para fazer calar em nós, as vozes do orgulho e do egoísmo. Este silenciar é que nos prepara para escutar o grito calado dos pobres, das injustiças sociais, e perceber o apelo de Jesus nos fatos da vida. Muitos desejam que alguém os escute.

Aquele que sabe silenciar sabe escutar... Deus ama o silêncio. Foi no silêncio que Ele se encarnou. Também no silêncio Ele nasceu. No silêncio viveu a maior parte de sua passagem na Terra. E quando chegou a hora de falar passou, antes, 40 dias de retiro, de silêncio, no deserto. E o seu ministério teve numerosas paradas noturnas e silenciosas. Que Nossa Senhora do Silêncio ajude-nos a compreender que o apostolado sem o silêncio é alienação; e que o silêncio sem apostolado é comodidade. Ó Mãe do silêncio e da humildade rogai por nós!

Fonte: Maria Irene - Revista Nossa Senhora
Tags: