Encontro com o Papa reunirá jovens do mundo inteiro para falar sobre economia e espiritualidade

Dois jovens da Arquidiocese de Cascavel estarão presentes neste encontro
13/09/2022 09:09
4 minutos de leitura
Encontro com o Papa reunirá jovens do mundo inteiro para falar sobre economia e espiritualidade

O casal de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima/Cancelli, Cascavel, Ana Carolina Fernandes Alves, economista e mestre em economia e Augusto Luis Pinheiro Martins, filósofo, teólogo e pós graduado em análise comportamental e clínica, foi selecionado para participar do evento sobre ‘A Economia de Francisco’, que acontecerá em Assis, na Itália, nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro. 

Trata-se de um grande encontro que vai reunir cerca de 1500 jovens do mundo todo, cerca de 260 do Brasil (a segunda maior delegação), para tratar de finanças e espiritualidade. 

Ana Carolina e Augusto desenvolveram um projeto denominado ‘Educação financeira para a vida’, o qual foi inscrito e selecionado para participar do encontro global. “É uma proposta de educação social, o qual submetemos ao comitê educacional quando vimos a carta convite do Papa, divulgada em maio de 2019”, contou Augusto ao explicar que a ideia nasceu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Carolina, na faculdade, o qual foi aprofundado na pesquisa de mestrado dela. “Vimos a necessidade que o povo tem de saber lidar melhor com as finanças e estamos propondo uma economia que inclua, que gere vida”, salientou ela.

O conteúdo une a economia com a espiritualidade e a doutrina social da Igreja, a partir da espiritualidade Franciscana e Inaciana. “Bebemos das fontes de São Francisco, Santa Clara e Santo Ignácio de Loyola para desenvolver esse trabalho”, disse Ana Carolina.

O projeto tem o objetivo de educar as famílias, pessoas, instituições e comunidades para uma melhor relação com o dinheiro, a partir de vários desdobramentos práticos, como: programas de rádio em podcasts, que já são ouvidos em 44 países e reproduzidos por duas rádios, uma do Paraná e outra de Santa Catarina; além de oficinas, palestras e cursos presenciais em universidades, paróquias e grupos de jovens.     

Agora eles aguardam ansiosos pelo dia da viagem, uma vez que o evento já foi adiado por duas vezes. “Essa expectativa nos enche de esperança, daquilo que almejamos enquanto casal, pelo nosso projeto de educação financeira para a vida, e esperança em relação à economia de Francisco como um todo. O evento propõe transformações concretas na nossa sociedade, colaborando para a formação de novas economias, novas culturas, que poderão possibilitar vida digna, principalmente às pessoas mais necessitadas”, disse Augusto.

O casal também vai aproveitar a primeira viagem à Europa para conhecer os lugares que representam muito para a nossa fé católica, como Roma, Assis, Pádua, entre outros.

 

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: