A tarefa fundamental da família é o serviço à vida

09/09/2022 08:09
4 minutos de leitura
A tarefa fundamental da família é o serviço à vida

O título é extraído de um trecho do cânon número 28 da Exortação Apostólica Familiaris Consortio que trata da função da família cristã no mundo. Dentre os temas abordados destaca-se o “Serviço à Vida”, e sobre os alicerces dos ensinamentos contidos neste documento que nos foi dado pela Igreja (mãe e mestra) é que a Pastoral Familiar juntamente com a Comissão Vida e Família da CNBB, está articulando o “Serviço à Vida” em todo o Brasil.  

 Este serviço é de ordem transversal, não se trata de mais um setor dentro da Pastoral Familiar, deve transpassar as dimensões pré-matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais. É um trabalho de conjunto que está em seu desenvolvimento inicial, que visa unir, integrar, fazer pontes, entre todos os três setores que compõe o organograma da Pastoral Familiar.

O Serviço à Vida tem como missão promover valores, defender a inviolabilidade da vida humana e cuidar da vida por meio de ações pastorais, desde a concepção até o seu fim natural com justiça e fraternidade, tanto no âmbito eclesial quanto no âmbito social.    

 Para esta missão a Pastoral Familiar conta com casais cooperadores no Serviço à Vida. “Este casal será responsável em motivar, organizar e participar de atividades pastorais que vão promover, defender e cuidar dos temas relacionados os dilemas da vida propostas pela Comissão Vida e Família da CNBB”, aponta Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão (Fonte: http://vidaefamilia.org.br/servico-a-vida-integra-todas-as-areas-da-pastoral-familiar - acesso em 26.07.22).

 A principal atividade está pautada na Semana Nacional de Vida, que é celebrada por toda a Igreja entre os dias 1º e 7 de outubro, cujo tema deste ano é “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. O Dia do Nascituro (8 de outubro) também deve ser celebrado. É missão de toda a Pastoral Familiar em unidade com as demais pastorais e movimentos atuar para que a Semana Nacional da Vida gere frutos tão benéficos, como acontece durante o mês de agosto na já tradicional Semana Nacional da Família.

Ser um casal do Serviço à Vida é ser um casal da Pastoral Familiar. É importante aproveitar outros eventos da Igreja para promover a sensibilização pela vida: entregar um folder, uma mensagem, propor uma prece, realizar uma procissão luminosa, entre tantas outras iniciativas.

 O homem não pode ocupar o lugar de Deus e apoderar-se da vida. Ninguém em hipótese alguma pode reivindicar o direito de destruir uma vida humana. É preciso cuidar, especialmente quanto a vida está sob sua condição mais indefesa, seja dentro do útero materno, seja em uma situação de enfermidade, seja no momento em que se aproxima de seu fim natural.

Jeandré C. Castelon

Advogado e membro da Pastoral Familiar, que junto com sua esposa Suelen, compõe o Casal Cooperador no Serviço à Vida que atualmente representa o Regional Sul II.

Fonte: Revista Nossa Senhora Aparecida
Tags: