Voto Consciente: mais de 30 candidatos a eleições 2022 assinam termo de compromisso da Pastoral Política da Arquidiocese

25/08/2022 11:08
5 minutos de leitura
Voto Consciente: mais de 30 candidatos a eleições 2022 assinam termo de compromisso da Pastoral Política da Arquidiocese

Com o intuito de incentivar o voto consciente, útil e regional, a Pastoral Política lançou no mês de agosto uma campanha ecumênica com o objetivo de reforçar o compromisso dos candidatos sobre as demandas da região Oeste do Paraná e também promover as sete cláusulas pétreas definidas pela pastoral, como direito à vida desde a concepção até a morte natural, orientar-se pelos princípios e valores da Doutrina Social da Igreja e entre outros. 

Em contrapartida, todos os candidatos que assumiram o termo de compromisso foram autorizados a utilizarem o adesivo da Pastoral Política (foto de capa), para que assim, todo eleitor que concorde com esses princípios tenha mais essa opção de voto. 

Ao todo, mais de 30 candidatos assinaram o documento - Deputado Estadual, Federal, Senador e Suplente ao Senado. As assinaturas seguem até o dia 29 de agosto. 

Todos que assumiram o compromisso junto à Igreja, concordaram com os seguintes termos:

1) Direito à vida desde a concepção até a morte natural (contra o aborto);

2) Defesa dos mais vulneráveis. Estes não podem ser lesados (pobres de hoje);

3) Dignidade da pessoa humana. Colocar o ser humano como prioridade na elaboração das leis e ações;

4) Promover a família, entendida conforme a letra da Constituição Federal Brasileira, no seu art. 226, inciso terceiro;

5) Partir sempre do Evangelho, superando qualquer viés ideológico que ao Evangelho se opunha;

6) Orientar-se pelos princípios e valores da Doutrina Social da Igreja, a saber:

   a) Princípio do Bem Comum;

   b) Princípio da Destinação Universal dos Bens;

   c) Princípio de Subsidiariedade;

   d) Princípio de Participação;

   e) Princípio de Solidariedade;

  f) Princípio de Caridade;

  g) Valores de: Verdade, Liberdade, Justiça, Cuidado da Casa Comum.

  Combater todo e qualquer tipo de corrupção:

7) Combater todo e qualquer tipo de corrupção:

   a) De pauta;

  b) De prioridades;

  c) De dinheiro/recursos.

Se eleitos, perante a comunidade, afirmam atuarem em defesa de todos esses direitos. Além disso, no documento também foi repassado a importância dos investimentos no Oeste do Paraná, justificando assim, a importância do voto regional. 

Para Deputado Estadual: de toda a verba que o parlamentar destinar durante seu mandato, 50% deverá ser destinada a municípios da região da AMOP.

Para Senador: de toda a verba que o parlamentar destinar durante seu mandato, 20% será destinada a municípios da região da  AMOP.

Para Deputado Federal: destinar 15 (Quinze) milhões de reais, anualmente, de verbas para os municípios da região da AMOP. *OBS: Os 15 (Quinze) milhões de reais do primeiro ano serão destinados ao Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), para custeio de cirurgias eletivas.

Para os outros três anos, o destino do recurso será definido, em reunião, pelo eleito e a Pastoral Política. 

Nos próximos dias, todas as paróquias da Arquidiocese distribuirão materiais informativos para que toda população tenha conhecimento de quem são esses candidatos. 








Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: