Jovens do Paraná que vão participar do evento: “Economia de Francisco” realizam reunião com o Regional Sul 2 da CNBB

Dois cascavelenses estarão presente no encontro que acontecerá em Assis, Itália, no próximo mês
24/08/2022 09:08
6 minutos de leitura
Jovens do Paraná que vão participar do evento: “Economia de Francisco” realizam reunião com o Regional Sul 2 da CNBB

Na noite da última quinta-feira, 18 de agosto, o Regional Sul 2 da CNBB, na pessoa do secretário executivo, padre Valdecir Badzinski, acolheu seis jovens do Paraná que vão participar do evento “Economia de Francisco” para um momento de escuta e diálogo. O evento acontecerá em Assis, Itália, nos dias 24 e 25 de setembro próximos.

O evento “Economia de Francisco” foi promovido pelo Papa Francisco e visa reunir jovens de todo o mundo, economistas e empresários, para uma nova visão da economia. Francisco terá um encontro com os jovens no dia 24 de setembro, o qual está programado um momento artístico teatral e partilhas de experiências contadas por oito jovens. O momento será concluído pelo discurso do Papa e pela leitura e assinatura do Pacto entre Francisco e os jovens.  

Do Paraná, cerca de dez jovens estão inscritos para participar do evento presencialmente. Entre eles, os que participaram da reunião: Adaiane Giovanni (Diocese de Campo Mourão – Província Eclesiástica de Maringá); Leticia Framesche (Diocese de Umuarama); Ricardo Pereira Alves do Nascimento (PUCPR – Curitiba); Ana Carolina Fernandes Alves (Diocese de Toledo e Arquidiocese de Cascavel); Augusto Luís Pinheiro Martins (Diocese de Toledo e Arquidiocese de Cascavel), Rafael Oberleitner Crozatti (Arquidiocese de Maringá) e Daniel Isfer Zardo (Empreendedor social).

Padre Valdecir acolheu os jovens para um momento de diálogo, no qual ouviu sobre a caminhada de articulação que já percorreram até aqui, suas expectativas para o encontro e os desafios que estão encontrando para participar. O encontro teve por objetivo aproximar esses jovens da Igreja, a fim de que as luzes acendidas no evento em Assis se reflitam aqui no Paraná.  

Para a jovem Adaiane, participar do evento significa um crescimento pessoal incalculável e de um alavancar para ações coletivas, muito valioso. “Vejo a ida à Assis como uma oportunidade de conexão a outros projetos; de conhecer outras realidades; de aprender e também de contribuir para os debates que lá serão postos. Minha expectativa é que Assis se torne para nós, participantes, a confirmação de que o caminho está, de fato, sendo construído e que levará muito longe”, disse a jovem. 

Augusto, que vai ao encontro com sua esposa Ana Carolina, disse que a expectativa é de profunda esperança: “Alegria em encontrar os irmãos que anseiam, que o coração está queimando por mudanças urgentes e necessárias, para que a gente construa juntos um pacto como diz o Papa Francisco, um pacto comum em favor de uma economia da vida. É uma expectativa e uma profunda responsabilidade em ser a voz do nosso povo sofrido, daqueles que estão a margem, em vulnerabilidades, aqueles que estão desempregados, endividados, aqueles que passam fome. Ser a voz do nosso povo do Paraná, do Brasil, num encontro aonde vai estar o Papa Francisco e mais de mil jovens, de mais de 100 países”, afirmou Augusto. 

Tanto Adaiane, quanto Augusto, viram como muito positiva a reunião com o Regional Sul 2 da CNBB. “A reunião com o Padre Valdecir surgiu como um espaço de acolhida aos projetos e anseios que nós, participantes do Regional trazemos desde as nossas diversas realidades. Cada qual em seu estágio de trabalho tem expectativas quanto ao suporte da CNBB em nível de Regional, pois entendemos a importância dessa presença para uma validação dos processos, bem como seu fortalecimento junto às Igrejas particulares. A reunião foi um sinal de segurança quanto ao que estamos buscando aqui construir”, disse Adaiane.  

“Foi um sinal concreto do caminho sinodal que a Igreja vem percorrendo desde o Vaticano II. É um sentido profético, a Igreja do Paraná, do Regional Sul 2, abrir as portas ao protagonismo laical, da importância do envolvimento dos leigos na política e na economia. Temos aqui engenheiros ambientais, economistas, filósofos, teólogos, pessoas que podem colaborar com a nossa Igreja em diálogo com a sociedade. Enxergo nesse gesto da presidência da CNBB Sul 2, a proximidade para caminhar juntos, expressão concreta de um caminho sinodal”, avaliou Augusto. 

Fonte: https://cnbbs2.org.br/
Tags: