Pastoral do Surdo mantém-se atuante há 32 anos

Finalidade é promover a inclusão social dos surdos, principalmente a partir da participação ativa destes nas celebrações e eventos religiosos.
23/08/2022 11:08
3 minutos de leitura
Pastoral do Surdo mantém-se atuante há 32 anos


Em 1990, alguns surdos se reuniram para criar o Movimento Apostólico Surdo, participando de reuniões, missas e encontros. Entre eles, destacam-se: Eliane da Costa Lima, Cleudinéia Regina Moletta, Clovis Batista de Souza, Fábio Mascarello, Júlio Marcos Souza e Gisele Zaffari.

A partir de 1998, o movimento passou a se chamar Pastoral do Surdo de Cascavel, tendo como primeira coordenadora a surda Cleudinéia Regina Moletta. Atualmente, essa função é exercida pelo surdo Flávio Kottwitz Júnior, e pelo vice-coordenador, também surdo, Héric Flávio Vitorino.

Hoje a Pastoral conta com uma equipe de oito intérpretes de LIBRAS atuantes na Arquidiocese de Cascavel que, por meio de escalas mensais, se organizam para interpretar nas missas da Catedral, em todos os sábados à noite e uma vez ao mês no domingo às 10h da manhã; e, no quarto sábado de cada mês, na Paróquia São Pedro Apóstolo, do bairro Alto Alegre.

Os encontros mensais reúnem cerca de trinta a cinquenta convidados, entre surdos e ouvintes ligados à comunidade surda de Cascavel e região. Além desses encontros, anualmente a Pastoral se organiza para realizar a novena de Natal e os encontros quaresmais nas casas dos surdos.

A Pastoral do Surdo de Cascavel participa ativamente de encontros regionais para formação, como: Encontro de Catequese para Surdo, Encontro para Intérpretes Católicos, Encontro Regional da Pastoral do Surdo, entre outros eventos realizados em conjunto com as Pastorais do Surdo da Regional Sul II da CNBB.

Entre as atividades que despertam o interesse dos jovens Surdos, podemos destacar a missa Jovem realizada mensalmente na Catedral e o Taborão, evento realizado pelo grupo de jovens da Paróquia São Cristóvão.

Em 2020, em meio às restrições devido à pandemia da COVID-19, a pastoral não parou com as atividades. As intérpretes continuaram participando das missas juntamente com os demais membros da equipe litúrgica e, pensando na acessibilidade para os surdos que acompanhavam a missa online, a Catedral disponibilizou a janela para intérprete de LIBRAS nas transmissões via Facebook e Youtube.

A missão da Pastoral é a evangelização da pessoa surda, com comprometimento e amor, recordando sempre da frase do Padre José Gualandi, fundador da Pequena Missão para Surdos: “Todo coração de surdo, é terra de missão!”