Dom Adelar Baruffi recebe do Núncio Apostólico Pálio Arquiepiscopal

Na oportunidade também foi realizada a apresentação oficial de Dom Aparecido Donizeti de Souza
02/08/2022 12:08
5 minutos de leitura
Dom Adelar Baruffi recebe do Núncio Apostólico Pálio Arquiepiscopal

O último domingo (31) de julho, foi marcado pela celebração de imposição do Pálio Arquiepiscopal a Dom Adelar Baruffi. A missa celebrativa, que aconteceu na Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel (PR), contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de arce/bispos de várias regiões do estado do Paraná e todo o clero da Arquidiocese.


Na oportunidade, também foi realizada a apresentação oficial de Dom Aparecido Donizeti de Souza como Bispo Auxiliar de Cascavel - o primeiro, em toda a história da Arquidiocese. A nomeação ocorreu no dia 22 de junho pelo Papa Francisco, e desde 13 de julho, Dom Donizeti atua na comunidade. 


Antes da celebração, foi realizado o encerramento da fase Diocesana do Sínodo. O encontro reuniu diversos fiéis de 39 paróquias e foi conduzido pelo Pe. João Mendonça Filho. O tema tratado foi: "Sinodalidade e Comunidades Eclesiais Missionárias". 


A solenidade teve início às 10h conduzida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que explicou o significado do Pálio."O Pálio é uma expressão da comunhão do Arcebispo e da Província Eclesial de Cascavel com o Santo Padre Francisco. Essa expressão se manifesta em momento de comunhão litúrgica de fé, e agora, com forte sentido, da sinodalidade. Comunhão no caminhar juntos, progresso da Igreja, no desenvolvimento e na evangelização, um símbolo de comunhão fundamental pois é a expressão do Espírito Santo na vida da Igreja."


Já no início da Santa Missa a imposição foi realizada e durante a homília, Dom Adelar Baruffi realizou diversos agradecimentos e relembrou sua trajetória se baseando no Evangelho do dia (Lc 12,13-21). "A vida de um homem não consiste na abundância de bens, disse Jesus. Jesus estava muito bravo no Evangelho de hoje. De fato, não consiste. Depois que fiquei doente, esse tempo levou-me  a perguntar: 'o que me resta de tudo que consegui realizar até hoje?'. Todos sabem a resposta: é Jesus Cristo, filho de Deus. É ele quem sobrou. Só ele sobrou. O resto, não vale nada. De fato essa parábola nos ajuda a viver de forma séria. A palavra de Deus desmascara toda a ilusão do poder das riquezas, não podemos com nossas próprias forças dar sentido a tudo que vem de Deus", finalizou. 


Desde o fim do ano passado, após descobrir um tumor cerebral - removido e em tratamento -, Dom Adelar reduziu o ritmo de trabalho, e por isso, solicitou ao Papa Francisco um auxiliar para atender as demandas da Arquidiocese. Em 22 de junho Dom Aparecido Donizeti de Souza foi nomeado para atuar em Cascavel e durante a celebração festiva foi apresentado para toda comunidade. "Havia uma sede muito grande da parte de Dom Adelar e também do clero e de todo o povo, e a demanda é grande graças à Deus, mas já estamos acostumados também. Então, estamos aqui para abraçar a causa e servir onde for necessário", finalizou Dom Donizeti. 


A solenidade contou com a presença de aproximadamente 3,5 mil pessoas. Após a missa autoridades civis e militares, além do clero e representantes das 39 paróquias da arquidiocese foram recepcionados com um almoço.





Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: