Cascavel recebe Bispo Auxiliar

A nomeação de Dom Aparecido Donizete de Souza, Bispo auxiliar de Porto Alegre desde 2016, foi divulgada pelo Papa Francisco no último dia 22 de junho
30/06/2022 12:06
6 minutos de leitura
Cascavel recebe Bispo Auxiliar

Revista Nossa Senhora Aparecida

Após carta divulgada pela CNBB nas mídias sociais, o anúncio à imprensa de Cascavel foi feito pelos padres Reginei José Modolo – Pároco da Catedral, Divo de conto – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e Lianor Moreschi – Chanceler da Cúria Metropolitana, em coletiva realizada no auditório da Catedral.

Dom Aparecido deverá se transferir para a nossa diocese entre os dias 10 e 12 de julho.

Ao iniciar a coletiva, Padre Zico definiu este como um “momento importante e feliz para a Arquidiocese, que pela primeira vez na sua história terá a presença de dois Bispos em exercício”.

A solicitação para a vinda de um Bispo Auxiliar foi feita pelo próprio Dom Adelar Baruffi, que se encontra impossibilitado de realizar algumas tarefas do episcopado, uma vez que se está em tratamento contra um câncer na cabeça, detectado logo após ter assumido essa Arquidiocese. Dom Adelar já passou por cirurgias e atualmente está na 4ª de 12 sessões de quimioterapia que fazem parte do tratamento.

Mas, apesar das dificuldades de locomoção e pastoreio, ele é o Bispo titular de Cascavel e responde pela arquidiocese, tendo o apoio de Dom Aparecido que vem para somar e trabalhar junto com ele, seguindo inclusive as prerrogativas próprias de bispo auxiliar estabelecidas pelo Código de Direito Canônico.

 

Raízes no Paraná

Padre Lianor apresentou o currículo de Dom Aparecido. Ele nasceu em Ibaici, distrito de Primeiro de Maio (PR), em 13 de janeiro de 1964. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de Apucarana (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina. Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1992 e entre 2001 e 2003 cursou mestrado em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Na diocese de Cornélio Procópio (PR) exerceu diversas atividades em paróquias e seminários, além de assessorias pastorais como a Pastoral Vocacional, Carcerária e Catequética.

Em 30 dezembro de 2015, quando era pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Cornélio Procópio, foi nomeado Bispo. A ordenação episcopal ocorreu em 18 de março de 2016, na catedral Cristo Rei de Cornélio Procópio, presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. Atualmente atuava na diocese de Porto Alegre, atendendo o Vicariato de Gravataí, além de coordenar da Pastoral Familiar da Regional Sul 3 da CNBB, entre outras tarefas.

Padre Zico salientou que toda a formação de Dom Aparecido é paranaense, e que seu nome recorda o nosso saudoso Dom Mauro Aparecido dos Santos, que aliás, é da mesma região. “Eles se conheciam e eram amigos”, disse lembrando que temos mais um Aparecido na nossa diocese que é dedicada à Nossa Senhora Aparecida. “É um homem bastante próximo, dedicado, na sua simplicidade, ao trabalho pastoral. Tem a espiritualidade como característica que nele se destaca, e é de comunicação muito próxima”, explicou o pároco da Catedral.

 

Comunicar para a Paz

Padre Divo usou um artigo de Dom Aparecido publicado no site Vatican News, de Roma, para enaltecer que se trata de um homem de diálogo, que defende a linguagem como instrumento a ser usado para proferir a Paz, para evitar conflitos e guerras. “O diálogo supõe saber ouvir e saber falar sem querer ser o centro das atenções e muito menos querer ser o dono da verdade. É salutar e gratificante quando vemos pessoas que souberam desenvolver essa bela arte da comunicação. São pessoas que sabem construir pontes e jamais criam muros que dividem”, escreveu o Bispo.

 

Por ora, enquanto arquidiocesanos, expressamos a alegria pela boa notícia da nomeação Dom Aparecido, como bispo auxiliar para a arquidiocese de Cascavel, e o recebemos com entusiasmo. Pedimos que o Espírito Santo o inspire e o fortaleça em mais essa etapa de sua caminhada episcopal. Bem-vindo!

Fonte: https://arquicascavel.org.br/