O Sacramento da Ordem - por Dom Adelar Baruffi

O Sacramento da Ordem
31/03/2022 02:03
5 minutos de leitura
O Sacramento da Ordem - por Dom Adelar Baruffi

O sacramento da Ordem

Estamos tão próximos do tempo da Páscoa do Senhor. E neste tempo, dois importantes acontecimentos da nossa vida e história. Serão três ordenações diaconais, na Catedral Arquidiocesana Nossa Senhora de Aparecida, e mais um padre que fará seus 65 anos de vida de padre, no Seminário Maior São José. São motivo de muita alegria para nós. 

Os três novos diáconos, Diony Alexandro Januário,Rogélio José Pimentel e Daniel Vieira da Silva estão realizando um verdadeiro encontro vocacional. São três novos padres, neste ano, que teremos. Nosso Padre Jorge Ricardo Lindner, Reitor do Seminário, naquele dia em que apresentou os três aqui na Catedral, disse que “a alguns cabe semear até chegar o momento da ordenação. A outros cabe somente a ordenação. Assim é a Igreja.” Isto é muito significante, com muita alegria que faço este pedido de ordenação diaconal. Depois terão seis meses de diaconato para aprenderem o que é ser diácono. Ser diácono não é somente um estado de ser, mas é um projeto de vida, um modo de viver e ser com os outros. Ser diácono é ser um servidor, por excelência, no mundo dos mais pobres, pois foi exatamente a eles que o senhor Jesus nos destacou. Neste momento vocês verão os nossos diáconos bem na frente, concelebrando com os padres. Mas, atenção, este não é o momento da vida deles! O momento da vida deles é a visita, a parceria, a proximidade e a amizade. Tudo isso, faz a vida de um diácono valer a pena. Então, parabéns aos novos diáconos! 

O segundo a ser festejado é o Reverendíssimo Pe. Santo Pelizzer. Ele completará seus 65 anos de padre. Este tem muito a festejar e se alegrar. Ele mora atualmente no Seminário São José, onde teremos missa no próximo sábado pela manhã. É muito feliz que o Pe. Santo tenha escolhido habitar no Seminário, pois lá ele recolhe tudo o que é possível para um padre fazer. É muito interessante os seminaristas verem isto e se alegrarem por esta festividade. Ele, com certeza, esteve presente na fundação das primeiras paróquias de Cascavel. Deus seja louvado pela vida e pela missão do Pe. Santo Pelizzer. 

A alegria e a sobriedade da vida destes quatro irmãos, nos surpreende. Isto porque imaginamos que alguns de vocês já tenham no seu coração um pedido: vai e deixes tudo para ser um bom padre. A alegria dos três novos e a serenidade do mais idoso, nos fazem pensar bastante. Todos eles passaram por algum momento difícil e, depois, se recuperaram para continuar o caminho. Como Deus é bom. Deus é misericordioso. Ele conta com todos nós. 

Aos quatro, os meus parabéns: ao Pe. Santo Pelizzer e aos três, pelo diaconato, Daniel, Diony e Rogélio.

Dom Adelar Baruffi

Arcebispo de Cascavel

Fonte: Arcebispo
Tags: