Pastoral Política retoma os trabalhos e tem novo coordenador da Arquidiocese de Cascavel

Pastoral Politica
03/03/2022 12:03
5 minutos de leitura
Pastoral Política retoma os trabalhos e tem  novo coordenador da Arquidiocese de Cascavel

A Pastoral Política (PP) da Arquidiocese de Cascavel iniciou as atividades de 2022 com um retiro espiritual realizado no dia 19 de fevereiro, no Seminário São José, em Cascavel. Neste ano eleitoral, quando terminam os atuais mandatos dos deputados federais e estaduais, um terço dos senadores da República e do presidente da República, a Pastoral pretende ampliar o trabalho na formação cidadã aos candidatos.

O retiro espiritual foi conduzido pelo Padre Reginei José Modolo, o Padre Zico. Um almoço serviu de confraternização entre os participantes, encerrando o primeiro encontro de 2022. Na oportunidade, houve o anúncio oficial da troca no comando da Coordenação Arquidocesana da Pastoral.

Humberto Arges Junior, que participa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, cedeu o lugar para Eloir Posser. Este é atualmente com sua esposa, Luciana, vice-coordenadores da Pastoral Familiar Diocesana e ministro de Eucaristia, da Paróquia Nossa Senhora Consolata. 

Humberto coordenou a Pastoral Política a partir de 2020, mas antes ajudou a criar a entidade. Durante esse período, Humberto e equipe ajudaram a consolidar a PP em Cascavel, com a promoção de encontros e ações de conscientização política.

O novo coordenador Eloir Posser diz que o foco neste ano eleitoral é o fortalecimento na formação dos pré-candidatos que almejam disputar as eleições. “Queremos que a Pastoral seja um instrumento de reflexão da cidadania e da fé em comunhão com os preceitos da Nossa Arquidiocese e da Igreja Católica”, diz Eloir. 

Outro objetivo da entidade é incentivar as Paróquias da Arquidiocese para a formação de pastorais políticas. A Arquidiocese compreende 41 paróquias nos seguintes municípios: Cascavel, Corbélia, Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia, Três Barras do Paraná, Ibema, Guaraniaçu, Santa Tereza do Oeste, Campo Bonito, Catanduvas, Cafelândia, Anahy, Iguatu e Braganey.

Fé e Política

A Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel iniciou, oficialmente, seus trabalhos em 29 de fevereiro 2020, com o 1º Encontro realizado na Univel. A entidade nascia com o propósito de formar pessoas na consciência cristã dentro da política e contribuir assim para uma sociedade melhor. 

A participação efetiva no mundo da política está respaldada em documentos que compõem a Doutrina Social da Igreja, os quais incentivam a participação dos leigos como atividade missionária. Com a PP, a Igreja está propondo que os cristãos católicos sejam cidadãos atuantes, que procurem, juntos, compreender os acontecimentos à sua volta e, à luz da sua fé, transformem o mundo em um lugar melhor, de justiça, de amor e de paz. 

Ficha Limpa

Assim, tendo especial atenção para com os mais fracos, pobres e excluídos. 

Como regra geral, a orientar e balizar a Pastoral, devem sempre estar o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja. Para ser indicado ou aceito pela Pastoral Política, o candidato precisa ser ficha limpa, estar em pleno gozo dos direitos políticos, ser Católico atuante em alguma pastoral ou movimento, ter participado das formações da Diocese e estar em comunhão com o seu Pároco; além de assumir documentalmente as "cláusulas Pétreas".

Fonte: www.arquicascavel.org.br
Tags: