Encontro de Pentecostes Arquidiocesano RCC Cascavel (On-line)

"De repente... ficaram todos cheios do Espirito Santo" (Cf At 2,2-4).
25/05/2021 18:05
4 minutos de leitura
Encontro de Pentecostes Arquidiocesano RCC Cascavel (On-line)

texto por Jair Coordenador Arquidiocesano da RCC Cascavel

Desde a chegada em 1979 a Renovação Carismática Católica na Diocese de Cascavel e posteriormente Arquidiocese celebramos Pentecostes, onde coroamos a Virgem Maria como Senhora de Pentecostes, louvamos ao Senhor pelo cumprimento da promessa, da vinda do Espírito Santo, Prometido do Pai (cf. Lc 24, 49).

No período anterior a pandemia os cenáculos em nossa Arquidiocese reuníamos cerca de milhares de pessoas avidas por verem  cumprimento da Promessa do Pai, não apenas como fato histórico, mas como um evento atualizado todos os dias clamando VEM ESPÍRITO SANTO.

O Pentecostes é a celebração em que se comemora o derramamento Espírito Santo sobre discípulos, cinquenta dias depois da morte e ressurreição de Jesus.

Além da páscoa e do natal, a Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do ano litúrgico, pois é onde se comemora o nascimento da Igreja Católica.

Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença do Espírito Santo. E invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.

Porém, mesmo com toda a importância dessa data para nós católicos, muitos ainda possuem muitas dúvidas ou até mesmo desconhecem o verdadeiro significado da palavra Pentecostes.

Pois afinal de contas, o que é pentecostes?

Significado de Pentecostes: Pois bem, o termo pentecostes possui origem grega, derivando da palavra Pentecostes, que basicamente significa quinquagésimo, como uma menção aos cinquenta dias posteriores ao Domingo de Páscoa.

A Celebração Pentecostes foi primeiramente citada na Bíblia no livro de Atos capítulo 2, do versículo 1 ao 4:

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

A Celebração Pentecostes permite que entremos em contato com o Espírito Santo, pois somente através dele podemos estar de fato em contato com Jesus Cristo.

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, pois havendo somente um Deus, Nele habita três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Temos necessidade do Espírito Santo Paráclito no nosso tempo: Veni, Sancte Spiritus.


Texto por Jair Coordenador Arquidiocesano da RCC Cascavel

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: